O governo está preparando mais uma mudança na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De acordo com as informações que foram confirmadas pelo Ministério das Cidades, o papel que é utilizado como CNH será abandonado de vez e substituído por um cartão de plástico que também terá um microchip.

Carteira Nacional de Habilitação vai virar cartão com chip

O cartão terá todas as informações relacionadas ao motorista. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) editou uma resolução que prevê que as alterações sejam feitas até o dia 1º de janeiro de 2019. Este será o prazo para que todos os Detrans estaduais se adaptem as novas regras e alterem o modelo utilizado de CNH.

O Contran ainda não divulgou quaisquer informações relacionadas as possíveis alterações no valor para tirar ou renovar a carteira de motorista. Este será um papel de cada um dos Detrans, que vão definir o valor para que a tecnologia seja adotada. Vale lembrar que os motoristas que tiverem a CNH de papel válida não precisará trocar pelo cartão, sendo que isso será feito somente no momento da renovação ou caso o motorista perca ou extravie o documento original.

Carteira Nacional de Habilitação vai virar cartão com chip

O esforço que está sendo feito para tornar a CNH em um cartão com chip, de acordo com o Ministério das Cidades, é para reduzir a quantidade de casos envolvendo fraude do documento e também aumentar a durabilidade do mesmo, uma vez que os cartões acabam sendo mais resistentes do que o papel da atual CNH. Além disso, com as informações todas concentradas em um banco de dados será mais fácil a integração com outros países.

O formato da CNH, de acordo com o que foi anunciado, será muito parecido com um cartão de crédito ou de débito, com um chip e também com todos os dados do motorista sendo gravados a laser no documento.

Posteriormente não se descarta que o documento possa ser utilizado para outras coisas, como o pagamento de pedágio, de transporte público, controle de acesso a prédios públicos, identificação biométrica, dentre outros.