O governo confirmou algumas mudanças que farão parte da Carteira Nacional de Habilitação utilizada no Brasil, este documento que é obrigatório para todo mundo que conduz um veículo pelas ruas das cidades do país. Agora, todas que forem emitidas deverão ter um elemento adicional: um QR-Code, elemento que conta com uma tecnologia semelhante ao código de barras.

Carteiras de habilitação terão QR-Code

A inclusão deste novo tipo de tecnologia neste documento já estava prevista nas mudanças que foram anunciadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A inclusão deverá estar presente em todos os documentos que forem emitidos no país inteiro. Além disso, as carteiras de motoristas também deverão sofrer outras alterações, tais como mudanças de cor, layout e inclusão de itens de segurança.

Os demais itens que serão colocados na CNH e que devem aumentar a segurança contra fraudes neste tipo de documento são marcas d’água, holografia e também mais dois tipos de números de identificação do condutor, sendo que um deles terá validade estadual e outro terá validade nacional.

Carteiras de habilitação terão QR-Code

O QR-Code será impresso na parte interna do documento. Um dos principais diferencias do QR-Code quando comparado com outras tecnologias semelhantes, como é o caso do código de barras, é o fato de que ele pode ser lido por qualquer tipo de software destinado a este fim e que pode ser instalado em smartphones e afins. O Serpro pretende lançar um app oficial para leitura deste QR-Code e que deve apresentar informações do condutor, buscando dados nos bancos estaduais e nacionais.

As autoridades afirmam que este código poderá ser lido por qualquer pessoa que tenha este aplicativo, com informações pessoais sobre o condutor, tais como as fotos e também os números de identificação do docu7mento. Posteriormente, o Serpro pretende divulgar uma série de dados sobre os veículos e também infrações cometidas pelo condutor também serão disponibilizadas por meio da tecnologia. Este banco de dados, até o momento, poderá ser acessado apenas de forma física, sem internet.

O governo confirmou que essas mudanças já estão sendo implementadas em todas as carteiras nacionais de habilitação que estão sendo emitidas durante este mês de maio no Brasil inteiro. As alterações nas carteiras antigas deverão acontecer na medida que elas forem renovadas.