Parece que a Apple realmente está concentrando grandes esforços nas pesquisas e na criação de diferentes sistemas destinados a controlar veículos autônomos. Semana passada, o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, afirmou que os carros autônomos estão ocupando boa parte dos esforços de pesquisa da gigante da maçã.

CEO da Apple afirma que empresa está focada em sistemas de carros autônomos

A declaração foi concedida durante uma entrevista do executivo para a Bloomberg Television. O CEO da Apple afirmou que a empresa não está realmente focando no lançamento do produto em sí, mas sim no desenvolvimento de um sistema que poderá ser utilizado como uma tecnologia básica para este tipo de veículo.

Portanto, o presidente da empresa dá a entender que a Apple não vai levar adiante os projetos de carros autônomos específicos da marca, que, inclusive, já foram notícia há alguns meses. O sistema que está sendo criado poderá ser utilizado por outras empresas montadoras de automóveis. Mas ainda não se sabe qual será a estratégia da Apple, especialmente em relação a distribuição deste sistema.

Muitos especialistas que acompanham o desenvolvimento da indústria automotiva no mundo acreditam que a Apple está entrando um tanto quanto atrasada em relação a outras gigantes da tecnologia e da indústria automotiva. Recentemente a gigante de maça conseguiu uma autorização de parte do governo para testar carros autônomos na Califórnia.

Testes

CEO da Apple afirma que empresa está focada em sistemas de carros autônomos

Apesar da Apple ainda manter sigilo em relação aos testes que serão feitos com carros autônomos, existem algumas pistas dos caminhos que a empresa deve seguir com base nos dados que constam no relatório enviado para o governo da Califórnia e que regulamente estes testes.

No registro, a empresa não deixa claro mas acaba dando pistas de que realmente não deve lançar um modelo próprio de carro. Tudo indica que ela deverá buscar parceiros para instalar os seus sistemas autônomos. O registro inclui 10 páginas que parecem um treinamento para operadores retomarem o controle manual durante exercícios de condução autônoma.

No documento, o produto final está sendo descrito como uma plataforma, que ainda está passando pela sua fase de desenvolvimento, e que será controlada de forma eletronicamente. O documento também afirma que os motoristas devem ficar atentos para assumir o comando do sistema caso seja realmente necessário.