A Chery confirmou nesta semana que vai lançar no Brasil duas novas marcas de carros: a Omoda e a Jaecoo. De acordo com as informações que foram divulgadas, serão três carros lançados nesta primeira leva, junto coma a abertura das primeiras concessionárias ao longo do ano de 2024.
“Estamos muito felizes por anunciar oficialmente nossa chegada ao mercado brasileiro em 2024, e este é apenas o começo. O Brasil é um parceiro estratégico para a nossa operação global e sabemos do seu potencial”, afirma Shawn Xu, CEO da Omoda/Jaecoo. A ideia é atingir, neste primeiro ano de atuação, pelo menos 40 pontos e vendas espalhados pelo país.
A operação no país vai acontecer de uma forma completamente independente, sem a participação do Grupo Caoa, que seguirá vendendo apenas os carros da marca Chery no mercado brasileiro.
Os três primeiros devem ser SUVs. De acordo com informações antecipadas pelo portal Motor1.com.br, o primeiro deve ser o Omoda C5, SUV-Cupê que poderá ser vendido por aqui com um nome diferente. O carro deve ser lançado com motor 1.5 turbo, câmbio CVT de 9 marchas simuladas e um sistema híbrido-leve. Ele também deve ser lançado em uma variante elétrica chamada E5, com 224 cv e uma autonomia de 450 km pelo ciclo de testes chinês.
Posteriormente deve ser lançado o J7, um SUV médio de cinco lugares que mede 4,45 metros de comprimento, um tamanho bem próximo do Jeep Compass e seus 4,40 m. A configuração mecânica deste modelo deve ser formada por um motor 1.6 turbo de 190 cv e ainda terá uma versão híbrida plug-in.
O terceiro modelo deve ser o Jaecoo J8, com capacidade para 7 lugares. Como é um modelo maior, também deve uma configuração um pouco mais potente, incluindo um motor 2.0 turbo de 249 cv e, assim como o J7, chegará ao Brasil na versão PHEV