A Chevrolet está lançando nos Estados Unidos mais uma versão do Camaro, desta vez um modelo especial destinado a competições de arrancada. Batizado como “Camaro COPO” (sigla para Central Office Production Order, ou “ordem de produção do escritório central”), será o veículo que terá, pelo menos até o momento, o motor mais potente produzido pela General Motors até o momento.

Chevrolet lança nova versão de Camaro para competições de arrancadas

O nome foi escolhido por causa do serviço de pedidos especiais da GM usado para encomendar carros de alto desempenho na década de 1960. Em 2012, a versão de arrancadas teve sua produção retomada para competir nas classes automobilísticas NHRA Stock Eliminator e Super Stock.

Esta versão sai de fábrica com o motor chamado de big block ZZ632, que oficialmente foi apresentado no festival SEMA, em Las Vegas, no ano passado. De acordo com as especificações que foram divulgadas, o motor é um V8 10.3 que desenvolve 1017 cv a 6.600 rpm e mais de 121 kgfm aos 5.600 giros.

Chevrolet lança nova versão de Camaro para competições de arrancadas

A montadora informou que este motor se utiliza basicamente do mesmo bloco do motor V8 9.4 de 435 cv da geração anterior do Camaro. Mas, no caso dessa nova versão, ele possui cilindros com curso e diâmetro maior, além de todos os dutos de admissão do cabeçote terem o mesmo comprimento, volume e desenho, fazendo com que desenvolvam exatamente a mesma potência, o que acaba não sendo uma arquitetura muito comum nos motores de bloco grande.

O Camaro COPO será vendido partindo de U$ 135.900 nos Estados Unidos. Já a versão como supercharger deve se vendida por U$ 141.225. O carro deve ter uma tiragem bem limitada, sendo que por lá os interessados em tentar garantir um modelo deverá fazer o pagamento de um sinal de, no mínimo, U$ 15.000.