Com este período de isolamento social, milhões de carros estão parados dentro de garagens espalhadas pelo Brasil inteiro. Com isso, alguns problemas podem começar a surgir. Sistemas elétricos e eletrônicos dos veículos acabam naturalmente drenando a carga da bateria do veículo. E isso pode acontecer mais rápido do que as pessoas pensam, em muitos casos são necessárias apenas algumas semanas.
Para ajudar os donos dos veículos a controlar os níveis de bateria do carro, a Chevrolet anunciou um novo recurso que estará disponível apenas em alguns modelos que vai avisar pelo celular quando a bateria do veículo estiver em níveis críticos. A novidade estará presente apenas na versão mais atualizada na central OnStar, presente nos seguintes modelos: Novo Onix e Onix Plus, novo Tracker, e dupla Cruze e Cruze Sport6 reestilizados.
De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, o aviso será enviado para o motorista pelo Whatsapp. O alerta vai acontecer quando a bateria atingir um nível crítico, e via sugerir que o proprietário deixe o carro ligado, pelo menos por 15 minutos, para que aconteça uma recarga da bateria.
Para que o recurso funcione, os donos dos carros devem estar com o serviço de concierge ativo. A função estará disponível inclusive nos planos gratuitos.
“Um mês depois do início da quarentena, observamos que 10% dos carros com OnStar apresentavam nível crítico de carga da bateria. Com as mensagens, a situação voltou à normalidade sem que os veículos precisassem sair às ruas. Clientes aprovaram a iniciativa, e muitos descobriram que a bateria de um automóvel novo também está sujeita a este fenômeno”, conta Rosana Herbst, diretora de Serviços Conectados da GM América do Sul.
Alguns veículos podem se utilizar do recurso que permite com que o carro seja ligado a distância, como as versões com câmbio automático. A função poderá ser acessada através do aplicativo MyChevrolet.