A fábrica da General Motors instalada na cidade de Gravataí, no estado do Rio Grande do Sul, comemorou essa semana 4 milhões de unidades fabricadas no local. O modelo que acabou sendo o responsável pela marca foi o Novo Onix, uma vez que a unidade fabrica apenas os modelos Onix e Onix Plus atualmente.

Chevrolet produz unidade número 4.000.000 no Rio Grande do Sul

A unidade foi inaugurada em julho do ano de 2000, com o objetivo de produzir o Celta, que se tornou um verdadeiro marco entre os modelos populares disponibilizados para o mercado brasileiro. Ao longo dos anos, a fábrica passou por diversos momentos de modernização e investimentos, até conseguir produzir este que é um modelo chave para o setor.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela própria montadora, só m 2019 foram R$ 1,4 bilhão investidos na abertura de uma nova linha de montagem, fazendo o complexo operar hoje em três turnos e fabricar mais de 60 unidades por hora.

Chevrolet produz unidade número 4.000.000 no Rio Grande do Sul

Quando lançou a nova família Onix, a fábrica ganhou um novo prédio de injeção de polímeros (onde é realizada a moldagem de para-choques) e passou por um processo de digitalização em várias áreas, incluindo simulações de volume de produção da linha. Foram instalados ainda softwares de controle de produção e integração dos sistemas que controlam os parâmetros de produção, garantindo que cada parafuso tenha o torque exato, por exemplo.

"A nossa fábrica em Gravataí é a mais produtiva do mundo. Não é à toa que ela produz o carro mais vendido da América do Sul, o Onix, e que está há mais de quatro anos na liderança absoluta do mercado brasileiro. Para mim, é uma honra estar presente com a equipe para celebrarmos juntos o carro número quatro milhões", comenta Marina Willisch, vice-presidente de Relações Governamentais e Comunicação da GM América do Sul.