A Chevrolet anunciou nesta semana a sua saída de um importante mercado: a Tailândia. De acordo com as informações que foram confirmadas pela empresa, a General Motors deu detalhes sobre as negociações que estão sendo feitas para vender todas as suas fábricas no país, que funcionam desde os anos 2000.

Chevrolet não vai mais fabricar carros na Tailândia

Vale lembrar que nos últimos anos a montadora também deixou de operar em outros mercados, como Reno Unido, Índia, Japão e África do Sul. A negociação na Tailândia está sendo realizada para vender toda a sua estrutura fábril para a empresa chinesa Great Wall. A justificativa oficial da montadora é a baixa demanda por carros no local.

A GM conta, na Tailândia, com uma fábrica com capacidade para produzir anualmente 180.000 veículos, além de um planta para montagem 120.000 motores e transmissões - ambas localizadas nos arredores de Rayong. A retirada do mercado será completa e nem mesmo modelos importados serão vendidos.

Sobre o assunto, a nota publicada pela empresa diz o seguinte: "A baixa utilização da planta e a baixa previsão de volumes domésticos e de exportação impactaram significativamente o negócio", disse Andy Dunstan, presidente da GM para mercados estratégicos. Em recado aos clientes, a marca garantiu que continuará dando suporte pelos próximos anos através dos serviços de garantia, pós-venda e reparos.

Picapes

Chevrolet não vai mais fabricar carros na Tailândia

Essa saída do mercado da Tailândia, em um primeiro momento, não teria impacto no mercado brasileiro, mas existem algumas alterações que vão acabar afetando as vendas por aqui. O país era um dos grandes produtores de modelos picapes médias, que inclusive eram importadas para uma série de outros mercados.

A empresa terá que transferir os trabalhos de engenharia e design para outros países. Com isso, tudo indica que as futurais gerações da S10 e da Colorado vão ser unificadas, e estes carros devem ser produzidos por aqui, já que a linhagem já conta com R$ 5 bilhões assegurados para investimentos na unidade de São José dos Campos (SP).