A China confirmou que vai reduzir e cortar os subsídios que são oferecidos pelo governo para carros elétricos e híbridos plug-in. De acordo com as informações que foram divulgadas pelo governo chinês, os subsídios estão sendo reduzidos ao longo deste ano de 2022, que deve chegar aos 30%. Depois disso, estes benefícios devem ser finalizados encerrados até o final deste ano.

China anuncia corte de incentivos para carros elétricos

O anúncio da medida foi feito pelo Ministério das Finanças da China. Além da redução na ajuda na compra de veículos eletrificados pelos consumidores particulares, a medida também deve valer para os veículos elétricos destinados ao transporte público. Neste caso, o benefício passará a ser de 20% ao longo deste ano de 2020.

A medida foi criada a partir de uma análise feita pelo governo em virtude da crescente demanda nas vendas deste tipo de veículo. Para se ter uma ideia, o crescimento foi de 100% na comparação ano a ano, e apresentando ainda uma importante tendencia de alta para os próximos anos.

China anuncia corte de incentivos para carros elétricos

A projeção feita pelo governo é que seja observada um aumento de 50% nas vendas de carros eletrificados no país ao longo deste ano de 2020. Com isso, a quantidade de emplacamentos de veículos desta natureza deve superar a marca dos 5 milhões.

"Dado o desenvolvimento da nova indústria de veículos eletrificados, a tendência de vendas e a transição suave dos fabricantes, os subsídios (...) terminarão em 31 de dezembro de 2022", informou o ministério. "Os veículos registrados após 31 de dezembro de 2022 não serão mais subsidiados".

Vale ressaltar que essa medida que retira os subsídios não deve afetar as vendas de veículos elétricos que são considerados como de luxo ou mais caros, já que essa categoria nunca teve qualquer tipo de subsídio.