A China confirmou esta semana que vai fazer uma alteração na sua política de cobrança de impostos para carros importados. De acordo com as informações que foram repercutidas pela imprensa internacional, o país deverá passar de 25% para 15% a alíquota de imposto a partir de julho.

China deverá reduzir imposto para carros importados

A medida foi anunciada depois que que o governo chinês confirmou que vai retirar, de forma progressiva, até 2022, as restrições ao capital estrangeiro majoritário em montadoras com filial no país. As mudanças estão sendo justificadas como uma tentativa de "promover a reforma da oferta e a transformação e a modernização do setor". O governo chinês também comunicou a redução das tarifas para peças de reposição dos veículos, que cairão dos atuais 8 a 25% para 6%.

A tarifa de 25% para os carros importadas, considerada alta no mercado global, era um dos principais problemas entre os chineses e os Estados Unido. O presidente norte-americano Donald Trump já fez uma série de críticas contra estas medidas, classificadas como protecionistas.

China deverá reduzir imposto para carros importados

O presidente da China, Xi Jinping, já havia anunciado anteriormente que estavam sendo estudadas medidas que tivessem a capacidade de reduzir consideravelmente as tarifas que eram cobradas sobre os automóveis. Mas, até então, ainda não havia deixado claro quando faria isso e de que forma seria feita esta redução.