Mais uma fabricante pode entrar no mercado brasileiro. A XPeng, que produz veículos elétricos, estaria interessada em acessar o mercado latino-americano, e o Brasil poderia ser a porta de entrada. A montadora se destaca especialmente pelos seus modelos que utilizam tecnologia de inteligência artificial.
A informação foi divulgada por meio da Bloomberg TV, que cita uma entrevista concedida por Brian Gu, vice-presidente da XPeng. O executivo afirmou que eles estão monitorando de perto o mercado brasileiro e também as oportunidades que estão surgindo no México.
Mas, por enquanto, a montadora ainda não divulga nenhum tipo de confirmação oficial nem de uma possível data para a operação. Além do mercado latino-americano, a chinesa ainda está focando parte de seus investimentos para aumentar a presença na Europa.
A XPeng nasceu oficialmente em 2014, a partir de uma aliança feita entre executivos de várias empresas chinesas — entre elas o Alibaba, plataforma de e-commerce, e a Xiaomi, que produz celulares e notebooks.
Atualmente, a montadora conta com seis modelos de carros elétricos no seu portfólio: os SUVs G3i, G6 e G9; os sedãs P5 e P7 (este último foi registrado no Brasil); e a minivan X9. Portanto, diante dessas movimentações, tudo indica que o primeiro lançamento da montadora por aqui seria justamente o sedã.
Todos os modelos lançados pela XPeng apostam não apenas na eletrificação, mas também nas mais variadas tecnologias, especialmente as de conectividade. Os carros sempre contam com algum nível de automação e também possuem um sistema de inteligência artificial que funciona gerenciando o carro e também pode ser utilizado como assistente pessoal.