Mais uma fabricante pode entrar no mercado brasileiro. A XPeng, que produz veículos elétricos, estaria interessada em acessar o mercado latino-americano, e o Brasil poderia ser a porta de entrada. A montadora se destaca especialmente pelos seus modelos que utilizam tecnologia de inteligência artificial.

Chinesa quer vender carros elétricos com IA no Brasil
Chinesa quer vender carros elétricos com IA no Brasil / Créditos: Reprodução

A informação foi divulgada por meio da Bloomberg TV, que cita uma entrevista concedida por Brian Gu, vice-presidente da XPeng. O executivo afirmou que eles estão monitorando de perto o mercado brasileiro e também as oportunidades que estão surgindo no México.

Mas, por enquanto, a montadora ainda não divulga nenhum tipo de confirmação oficial nem de uma possível data para a operação. Além do mercado latino-americano, a chinesa ainda está focando parte de seus investimentos para aumentar a presença na Europa.

A XPeng nasceu oficialmente em 2014, a partir de uma aliança feita entre executivos de várias empresas chinesas — entre elas o Alibaba, plataforma de e-commerce, e a Xiaomi, que produz celulares e notebooks.

Chinesa XPeng quer vender carros elétricos com IA no Brasil
Chinesa XPeng quer vender carros elétricos com IA no Brasil / Créditos: Reprodução

Atualmente, a montadora conta com seis modelos de carros elétricos no seu portfólio: os SUVs G3i, G6 e G9; os sedãs P5 e P7 (este último foi registrado no Brasil); e a minivan X9. Portanto, diante dessas movimentações, tudo indica que o primeiro lançamento da montadora por aqui seria justamente o sedã.

Todos os modelos lançados pela XPeng apostam não apenas na eletrificação, mas também nas mais variadas tecnologias, especialmente as de conectividade. Os carros sempre contam com algum nível de automação e também possuem um sistema de inteligência artificial que funciona gerenciando o carro e também pode ser utilizado como assistente pessoal.