Para quem esperava ter uma Carteira Nacional de Habilitação nova e moderna, com um chip que promete reunir uma série de funcionalidades, o Contran divulgou um comunicado que soa como um banho de água fria. O novo modelo de documento, que deve ficar muito parecido com um cartão de credito, deve ficar somente para o ano de 2013.

Chip na CNH fica para 2023

O caminho que está sendo trilhado pelo Contran é bem parecido com o que está acontecendo com os novos modelos de placas de veículos, que passaram a seguir um padrão comum no Mercosul.

Segundo a Resolução nº 747, o prazo para que "órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal" terão até o dia 31 de dezembro de 2022 para "adequar seus procedimentos". Só depois disso é que a CNH será, enfim, atualizada em todo o país.

Chip na CNH fica para 2023

As regras e o modelo da nova CNH está praticamente definido, e o documento vai passar por uma grande mudança. Nada mais de papel, agora o material será praticamente o mesmo utilizado em cartões de credito. Mas a grande estrela deve ser o chip, que vai concentrar uma grande quantidade de diferentes informações do motorista.

Além de identificar o responsável pelo veículo, o chip também poderá ser utilizado para outros fins, como o pagamento de tarifas em pedágios, metro ou ônibus. Mas vale lembrar que estes serviços vão depender basicamente do que será oferecido em cada um dos estados, uma vez que os Detrans seguem sendo os que definem as regras nessa categoria.

Assim que o novo modelo, de fato, começar a ser produzido, a substituição vai acontecer de forma gradual e automática, sempre que os motoristas tiverem que renovar o documento ou se forem tirar a primeira ou uma nova via da habilitação.