As multas de trânsito geralmente são aplicadas aos motoristas que cometem alguma infração enquanto está conduzindo seu veículo, seja ele carro, moto, caminhão, dentre outros. Mas a partir do ano que vem outros importantes agentes do trânsito também poderão começar a ser punidos quando não cumprirem com as leis: pedestres e ciclistas.

Ciclistas e pedestres também poderão começar a ser multados

Foi publicado nesta sexta-feira, dia 27, uma resolução que acaba criando todas as regras para que os pedestres e também os ciclistas comecem a ser multados de acordo com o seu comportamento. A resolução foi criada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). De acordo com o texto, as medidas passam a valer dentro de 180 dias, portanto começando apenas em 2018.

De acordo com as informações do regulamento criado, os pedestres poderão ser multados em casos em que eles andam no meio da rua, por exemplo, ou também quando atravessa fora da faixa. Neste caso, a pessoa terá que pagar uma multa de R$ 44,19, que é o equivalente a metade do valor da infração leve atual.

Multas também poderão ser aplicadas as pessoas que utilizem as vias, sem autorização prévia, para festas, práticas esportivas, desfiles ou qualquer outro tipo de atividade que acaba prejudicando o trânsito.

Ciclistas e pedestres também poderão começar a ser multados

As multas também poderão ser aplicadas para as pessoas que andam de bicicleta de um lado para o outro. Dentre as infrações previstas está a circulação de bicicleta em locais onde isso não é permitido, ou guiem de forma agressiva. Neste caso, os valores das multas serão de R$ 130,16. Além disso, o ciclista também poderá ser a sua bicicleta levada pelo agente de trânsito, algo o que acontece também com os motoristas de carros.

Como serão aplicadas as multas

De acordo com as informações que constam no texto, o agende trânsito terá o poder de verificar a infração e multar. O “auto de infração” deverá ser preenchido com os dados das pessoas, tais como nome completo e documento de identificação. “Quando possível”, os agentes deverão informar também endereço e CPF.