No mês que passou o mundo acabou acompanhando com surpresa, e com uma certa dose de curiosidade, a grande ação de marketing promovida por Elon Musk ao lançar para o espaço um carro modelo Tesla através de um foguete da SpaceX. A ideia, de acordo com o bilionário, era justamente ter um veículo rodeando o planeta Terra para, quem sabe, um dia ser encontrado por outra espécie inteligente.

Cientistas afirmam que carro de Elon Musk pode destruir vida em Marte

Mas parece que esta pequena ação pode acabar trazendo consequências de proporções catastróficas, pelo menos é o que está sendo pregado por alguns cientistas canadenses. Especialistas acreditam que, caso o veículo acabe colidindo com Marte, poderá levar bactérias para terrestres para o local e acabar com qualquer tipo de vida terrestre que pode estar por lá.

Segundo explica o relatório, a NASA entende que bactérias terrestres podem ameaçar a vida de outros planetas, por isso veículos espaciais lançados em direção à Lua ou Marte são sempre esterilizados. Entretanto, o tesla não passou por tal tratamento, sublinham cientistas estadunidenses.

Cientistas afirmam que carro de Elon Musk pode destruir vida em Marte

Se em Marte existe vida, então ela corre o risco de ser contaminada por organismos terrestre […] Será que os representantes terrestres são mais adaptáveis e conquistarão Marte, contaminando o planeta de maneira que não saibamos como foi sua vida original? Ou será que eles não podem se adaptar melhor do que os organismos marcianos? Não sabemos", afirmou o especialista em estudos planetários, Jay Melosh.

Os especialistas também acabaram rebatendo a tese de que todas as bactérias que acabam saindo da Terra e indo para o espaço morrem. Apesar do ambiente espacial realmente nem sempre ser amigável para estes pequenos exemplares de vida, a sua morte não é certa. Algumas bactérias, por exemplo, acabam hibernando em condições parecidas com a do espaço, até que possam despertar quando encontram ambientes favoráveis.