Os últimos dias apresentaram uma rotina completamente diferente para a grande maioria das pessoas que vivem nas grandes cidades do Brasil. Em virtude das várias medidas que estão sendo tomadas pelos governos, desde quarentenas até a sugestão de isolamentos sociais, as pessoas estão deixando de circular pelas ruas para ficar mais tempo nas suas casas.

Circulação de carros cai pela metade no Brasil em função do coronavírus

E isso acabou esvaziando ruas que costumam estar congestionadas de carros durante os dias de semana. De acordo com um levantamento realizado pela VAI (Vehicle Artificial Intelligence), sistema de conectividade automotiva, o tempo gasto no carro por dia caiu 50,35%, entre 18 de março e 23 de março, na comparação com a primeira semana do mês. Já o número de viagens por veículo foi reduzido em 41,39%.

O estudo feito pela empresa também trouxe alguns outros dados interessantes em relação as viagens que estão sendo feitas de carro durante estes dias. A média de viagens de carro na última semana foi de 4,02, enquanto a média diária de tempo gasto no carro foi de 62,32 minutos.

Circulação de carros cai pela metade no Brasil em função do coronavírus

Para comparar, na semana anterior, de 10 a 17 de março, as médias de saídas com o carro foram de 5,97 e o tempo médio diário gasto de 105,39 minutos. No período anterior, de 03 a 10 de março (quando não havia nenhuma medida restritiva de circulação), a média de viagens foi de 6,86 e o tempo gasto no carro por dia chegou a 125,53 minutos.

Santa Catarina acabou sendo o estado que mais acumulou redução, com queda de 71% na média de tempo gasto na rua por veículo. Outros estados que também aparecem nas primeiras posições em termos de redução de circulação de carros são Alagoas e Amazonas.

Em São Paulo, onde atualmente se concentra o maior número de carros do país, a redução de movimento foi de cerca de 50% em relação ao começo do mês. O estado se encontra em quarentena, com período definido entre 24 de março e 7 de abril.