A Citroën confirmou nesta semana que está colocando um ponto final e derradeiro na história do C4 Picasso no mercado brasileiro. Este é um movimento que faz parte de uma série de estratégia de reposicionamento da marca não apenas por aqui, mas no mundo inteiro. De acordo com diversas declarações dadas pelos seus executivos nos últimos meses, a empresa será mais focada na fabricação de SUVs.
Além disso, a interrupção na fabricação e nas vendas da C4 por aqui indicam que, em breve, poderá ser anunciado o lançamento do C5 Aircross, modelo que já foi confirmado para o mercado nacional.
A Citroën emitiu uma nota falando sobre o assunto, onde justifica a retirada do C4 do mercado afirmando que "a Citroën passa a priorizar categorias que melhor atendam ao que o consumidor atual procura, como o segmento de utilitários esportivos", confirmando que os modelos deixarão de ser comercializados no país.
Alguns modelos ainda poderão ser encontrados nas concessionárias, mas a montadora não afirmou por quanto tempo. Os carros que eram vendidos dentro da linha mais recente do C4 tinham motor 1.6 turbo de 165 cavalos de potência e câmbio automático de 6 marchas, tanto na configuração menor, de 5 lugares, quanto na maior, de 7.
O que esperar do C5?
Enquanto isso, a expectativa aumenta para o anúncio oficial do lançamento do novo C5 Aircross no mercado brasileiro. A montadora confirmou que o carro realmente será vendido por aqui, mas não deu uma data.
Na ocasião do anúncio, que aconteceu no Salão de Paris, o carro estava começando a ser vendido no mercado Europeu, e a montadora ainda queria entender melhor como o modelo iria se comportar.
A marca também não tinha confirmado nenhuma informação sobre a configuração do C5 quando ele fosse vendido no Brasil, mas é muito provável que ele chegue com motor 1.6 turbo de 165 cavalos de potência.