A Citroën segue firme no seu plano de eletrificar toda a sua linha de automóveis a partir do ano que vem. De acordo com o projeto que já havia sido apresentado pela companhia, todos os seus modelos devem ter versões elétricas, seja por completo ou hibrído. E o primeiro modelo dessa nova leva foi revelado nesta semana, o Citroën C5 Aircross Hybrid.
O modelo será o primeiro híbrido plug-in da montadora, um SUV médio que está programado para começar suas vendas a partir de 2020 na Europa. O preço indicado pela montadora para este primeiro momento é de 39.950 euros (aproximadamente R$ 181 mil).
O carro chega com motor 1.6 turbo de 180 cv e outro elétrico de 110 cv. A unidade elétrica foi instalada entre o motor a combustão e o câmbio automático e-EAT8. Já o conjunto de baterias de 13,2 kWh foi instalado embaixo dos assentos traseiros.
Somados, os conjuntos possuem 225 cv e 32,6 kgfm de torque, transmitidos somente para as rodas dianteiras. As emissões ficam por volta de 39 g/km de CO2, enquanto o consumo médio chega a 58,8 km/litro. Em termos de autonomia, o carro consegue rodar até 50 km apenas com a modalidade elétrica, sem precisar gastar combustível.
Como se trata de um híbrido plug-in, o sistema elétrico do carro pode ser carregado diretamente em uma tomada normal. A montadora afirma que o veículo consegue obter a carga completa em até 7 horas. Mas com o sistema Wallbox de 32A, o tempo cai para menos de 2 horas.
O carro também conta com alguns elementos visuais diferentes para se distinguir das outras versões do carro. A marca oferece pacotes visuais, que colocam alguns detalhes em azul, branco ou prata. Do lado de dentro, o híbrido recebe um retrovisor específico com indicador azul, que acende quando o carro está no modo elétrico. Ainda conta com painel de instrumentos digital de 12,3" e central multimídia de 8".