A Citroën confirmou nesta semana que o C4 Cactus não será mais oferecido no mercado brasileiro. O modelo já vinha dando sinais de que deixaria de ser vendido por aqui, com muitas concessionárias praticando grandes descontos para a venda do SUV, e muitos pontos de venda já afirmavam que não receberiam novos carros.
O grupo Stellantis emitiu um comunicado oficial com a decisão:
"A Stellantis confirma o fim da comercialização do modelo Citroën C4 Cactus no Brasil. O modelo se tornou referência em ousadia, design e performance, e construiu um legado que será continuado pelos SUVs Basalt e Aircross. Ele segue sendo comercializado nos países importadores."
Além do carro, com o fim da produção e da venda do modelo, também se aposenta a linha de motores 1.6 16V aspirado da família EC5, que equipava as versões de entrada do SUV, e o 1.6 16V turbo, o conhecido THP.
Originalmente, o Cactus nasceu na França, sendo criado com foco no mercado global para ser um dos principais carros considerados “essenciais” nos países onde a marca atua. O responsável pelo design da primeira geração do carro foi o britânico Mark Lloyd, diretor do Centro de Criação da Citroën em Paris, que desenhou um carro muito interessante, com algumas sacadas inovadoras para a época.
O carro teve basicamente duas grandes fases, sendo que a 2ª delas foi lançada no ano de 2017, também começando pela França. No Brasil, mesmo com a montadora lançando as novas linhas com pouco atraso em relação aos lançamentos internacionais, o carro nunca foi considerado um grande sucesso de vendas.
A Fase 2 do Cactus deixou de ser produzida na França em outubro de 2020, abrindo espaço para dois outros modelos: C3 Aircross (A88, bem diferente do nosso) e o C4 de terceira geração (C41). Mas o Cactus seguiu sendo produzido no Brasil, na fábrica de Porto Real, no Rio de Janeiro, até este ano.