A Citroën está lançando uma nova versão do C3, bem diferente daquela que atualmente é vendida no mercado brasileiro, voltada para atender as demandas da Europa. Por lá, o modelo está chegando na sua 4ª geração, e desta vez será disponibilizado apenas na sua versão, elétrica, chamada de e-C3. Por enquanto ele será vendido em versão única, com preços partindo de 23.300 euros, mas a partir do ano que vem deve chegar uma versão mais barata.

Citroën lança novo C3 estilizado somente na versão elétrica

A novidade foi construída sobre a plataforma Smart Car da Stellantis e conta com um design que acaba distanciando ele bastante do C3 anterior. Mesmo ainda sendo vendido como um hatch, ele está muito mais próximo de um crossover. A cabine se tornou mais espaçosa e o porta-malas do veículo também ganhou mais espaço. Na parte da frente, o carro passa a ter o novo logotipo da empresa e um par de luzes em forma de C.

O conjunto mecânico é composto por um motor de 113 cv montado no eixo dianteiro, suficiente para uma aceleração de 0 a 100 quilômetros por hora em cerca de 11 segundos. Para alimentar este propulsor, o carro possui uma bateira de fosfato de ferro e lítio (LFP) de 44 quilowatts-hora para um alcance de até 320 quilômetros, medido pelo ciclo WLTP. O carregamento da bateria vai de 20% a 80% em quatro horas quando conectado a um carregador de 7 quilowatts. Já quando conectado em um carregador rápido DC e com a porta CSS de 100 kW, o tempo diminui para 30 minutos.

Citroën lança novo C3 estilizado somente na versão elétrica

Os itens anunciados para o modelo básico incluem faróis de LED, um sistema de frenagem de emergência, head-up display, espelhos laterais elétricos, sensores de estacionamento traseiros e controle de cruzeiro.

Os clientes poderão ainda fazer o upgrade para o nível Max, com rodas de liga leve de 17 polegadas, pintura externa em dois tons, limpadores de para-brisa automáticos, espelhos laterais aquecidos e com rebatimento elétrico, controle automático de temperatura, carregamento de telefone sem fio e outros itens.

O novo C3 não tem previsão de lançamento no Brasil.