A Honda confirmou oficialmente na semana passada que não vai mais produzir o Civic Si, cupê do seu sedã médio que, inclusive, acabou ganhando uma atualização no ano passado. De acordo com as informações da divisão da montadora que atua no mercado brasileiro, o último lote do modelo já foi importado e completamente vendido.

Civic Si sai de linha no mundo todo

O último valor de venda do carro no Brasil foi de R$ 189 mil, mas tudo indica que os modelos poderiam passar a casa dos R$ 220 mil se continuassem a importados por aqui, em função da alta da cotação do Dólar diante do Real.

As mudanças que foram apresentadas para o modelo eram direcionadas ao Civis Si 2020, com uma série de mudanças visuais e uma relação de câmbio mais curta para melhorar as respostas, acelerações e também as retomadas. Foi a primeira geração do modelo com o motor turbo 1.5 com injeção direta de gasolina.

A trajetória do Civic Si no Brasil começou no ano de 2008, com o modelo sendo produzido na fábrica da montadora localizada na cidade de Sumaré. Um dos principais diferenciais do Si quando comparado com o Civic original, que também era vendido por aqui, era o motor 2.0 aspirado.

Civic Si sai de linha no mundo todo

De acordo com os dados do conjunto mecânico do carro na época, o modelo oferecia ao consumidor 192 cv de potência a 7.800 rpm e 19,2 kgfm de torque a 6.100 rpm, com limitador a 8.400 rpm, o que foi considerado até revolucionário diante dos modelos que eram vendidos por aqui.

A partir de 2015, o Civic Si passou a chegar ao Brasil sendo importado do Canadá. O modelo trazia o motor 2.4 aspirado e oferecia 206 cv e 23,9 kgfm de torque, números que melhoraram as respostas principalmente em baixas rotações. Já no ano de 2018 o Civic Si ganhou o motor 1.5 turbo e passou a ser construído sobre uma nova plataforma.