Na hora de comprar um carro muitas montadoras dizem que seus carros são os mais econômicos do mercado. Mas muitos consumidores acabam ficando confuso com estas informações, que possuem muito mais caráter comercial do que informativo. Mas para ter realmente certeza de estar comprando o carro mais econômico os motoristas podem consultar a mais recente lista feito pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A instituição tornou pública a lista dos mais carros com melhor custo-benefício na hora de abastecer.
O Inmetro prepara a lista juntamente com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular que comparou os dados relacionados a eficiência energética dos veículos. Neste teste que foi realizado foram testados 10 carros de categoria leve de 10 montadoras diferentes. Como não se trata de um teste obrigatório para que os carros sejam vendidos no Brasil, as empresas foram convidadas a participar dos testes. As que toparam participar do teste de certificação da Inmetro foram Citroën, Fiat, Ford, Honda, Hyundai, Kia, Peugeot, Renault, Toyota e Volkswagen. Atualmente este é um dos testes considerados mais próximos da realidade na hora de saber o quão o carro é realmente é econômico ou não.
De acordo com as informações que são divulgadas pela montadora, os testes são realizados com os veículos abastecidos com álcool e com gasolina, sendo que o Inmetro divide em duas categorias diferentes de testes, sendo que no primeiro os carros são avaliados rodando nas ruas das cidades, enquanto que na outra categoria os carros são testados ao andar pelas estradas. Além desta divisão na hora de fazer o teste, sendo que os carros são testados nas duas situações, existe também uma outra divisão que é feita relacionada as categorias dos carros: sub-compactos, compactos, médios, grandes, utilitários, minivans, off-road, veículos comerciais e de carga.
Levando em consideração os carros mais econômicos de todas as listas de categorias, o Renault Clio 1.0 consegue ser o que mais anda com a menor quantidade de combustível tanto na cidade quanto nas estradas. Nas ruas metropolitanas o veículo chegou a marca de 14,3 Km/l, enquanto que nas estradas o carro conseguiu atingir a marca dos 15,8 Km/l. A Inmetro optou por fazer o teste no carro sem ar condicionado e também com direção mecânica. Mas o Clio também consegue manter o bom nível de economia na edição com ar condicionado e também com direção hidráulica, sendo que neste caso o veículo marcou os 13,1 Km/h nas cidades, ficando na terceira colocação. Já nas pistas a edição com ar condicionado do Clio conseguiu ficar na marca dos 14, Km/h caindo para a oitava posição entre os carros de todas as listas de segmentos que foram criadas pelo Inmetro.
Outro veículo que conseguiu uma posição de destaque no ranking de economia de combustível é o Ford Fusion 2.5 Hybrid, que foi testado em sua versão com ar condicionado e direção hidráulica. Ele consegue ficar na segunda colocação entre todos os modelos avaliados na cidade, fazendo 13,8 Km/h. Outro bom e velho conhecido dos brasileiros por ser um carro econômico é o Fiat Uno 1.0, mas que desta vez conseguiu ficar apenas na quarta colocação na cidade entre os mais econômicos. Segundo o Inmetro, a edição sem ar condicionado e com direção hidráulica conseguiu a marca dos 12,7 Km/l.
Completam a lista dos carros mais econômicos nas cidades:
5º |
Fiat Novo Uno 1.4 Sem ar condicionado e com dir. mecânica Toyota Etios 1.3 HB Com ar condicionado e dir. elétrica |
12,5 Km/l |
6º |
Toyota Etion 1.5 HB Com ar condicionado e dir. elétrica |
12,4 Km/l |
7º |
Renault Sandero 1.0 Sem ar condicionado e com dir. mecânica Renault Logan 1.0 Sem ar condicionado e com dir. mecânica |
12,1 Km/l |
8º |
Fiat Siena 1.0 Sem ar condicionado e com dir. mecânica Volkswagen Gol Ecomotion 1.0 Sem ar condicionado e com dir. mecânica |
12,0 Km/l |
9º |
Citroën C3 1.5 Com ar condicionado e dir. elétrica Toyota Etios SD Com ar condicionado e dir. elétrica |
11,9 Km/l |
10º |
Honda Fit 1.4 Com ar condicionado e dir. elétrica |
11,8 Km/L |
Já a lista dos mais econômicos nas estradas ficou da seguinte forma:
1º |
Renault Clio 1.0 Sem ar condicionado e com dir. mecânica |
15,8 Km/l |
2º |
Fiat Uno 1.0 Sem ar condicionado e com dir. mecânica |
15,6 Km/l |
3º |
Fiat Novo Uno 1.0 Sem ar condicionado e com dir. mecânica |
15,2 Km/l |
4º |
Peugeot 207 HB Blue Lion 1.4 Sem ar condicionado e com dir. mecânica Volkswagen Polo Bluemotion Com ar condicionado e com dir. elétrica ou hidráulica |
15,0 Km/l |
5º |
Novo Gol BlueMotion Com ar condicionado e dir. mecânica |
14,9 Km/l |
6º |
Citroën C3 1.5 Com ar condicionado e dir. elétrica |
14,7 Km/l |
7º |
Hyundai HB20 1.0 Com ar condicionado e dir. hidráulica |
14,5 Km/l |
8º |
Renault Clio 1.0 Com ar condicionado e dir. hidráulica |
14,3 Km/l |
9º |
Fiat Siena 1.0 Sem ar condicionado e com dir. mecânica Volkswagen Gol Ecomotion 1.0 Sem ar condicionado e com dir. mecânica Renault Fluence 2.0 Com ar condicionado e dir. elétrica |
14,1 Km/l |
10º |
Toyota Corolla 1.8 Com ar condicionado e direção elétrica |
13,5 Km/l |
A lista completa dos testes feitos pela Inmetro pode ser acessada clicando aqui.