A CNH digital vai começar oficialmente a valer no Brasil. De acordo com as informações que foram confirmadas pelos órgãos de controle de trânsito do governo, primeiramente a opção estará disponível apenas no estado de Goiás, neste primeiro momento. Os moradores que possuem CNH deste estado poderão ter acesso a CNH-e a partir do próximo dia 30.

CNH digital começará a ser implantado pelo estado de Goiás

De acordo com uma entrevista recentemente concedida pelo Gerente de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), Rodrigo Rezende, o estado pode ter sido escolhido como o primeiro lugar a receber a CNH-e em virtude da qualidade no desenvolvimento de sistemas. Atualmente o serviço encontra-se na sua fase final de implantação.

Estão sendo realizados os últimos testes referentes ao sistema central e o aplicativo. Para que a CNH-e seja possível, é preciso existir uma comunicação perfeita entre o aplicativo desenvolvido e que será baixado para os smartphones dos usuários e os computadores que possuem os registros originais referentes a habilitação.

Como ter acesso

Para que os motoristas tenham acesso a CNH digital, cada usuário vai precisar solicitar qualquer tipo de alteração que exija uma nova CNH, como o fim da validade, alteração de dados e autorização para atividade remunerada. Segundo Rezende, a expedição da modalidade digital não terá custo extra.

CNH digital começará a ser implantado pelo estado de Goiás

O acesso vai acontecer através de um aplicativo que será disponibilizado em todas as lojas oficiais dos sistemas operacionais dos smartphones. Apesar da versão de testes ter sido colocada fora das lojas, o que poderia fazer com que determinados usuários tivessem problemas na hora da instalação e download, o governo afirma que o app estará normalmente disponível tanto na Google Play quanto na App Store.

Mas antes disso, os motoristas terão que ir pessoalmente até uma agência Vapt Vupt para registrar o seu e-mail. Depois disso, o Denatran vai enviar um código para o e-mail cadastrado, e desta forma será possível ter acesso ao documento digital.