A publicidade brasileira já enfrentou alguns processos por colocar no ar propagandas que de uma forma ou de outra ofenderiam determinada classe de pessoas. Quando a propaganda se trata de carros, o assunto também não pode ser outro e algumas delas já causaram grande polêmica e repercussão e outras até mesmo já foram retiradas do ar.

Comerciais polêmicos

Gato preto polêmico

O anúncio publicitário do Gol 2013, fabricado pela Volkswagen foi uma dessas propagandas que repercutiram de maneira nada positiva. Logo que foi lançada, a propaganda gerou enorme repercussão entre os internautas nas redes sociais e acabou sendo um dos assuntos mais comentados do Brasil.

Na propaganda, o motorista aparece estacionando o Gol graças a ajuda de alguns objetos que segundo a crendice popular ajudam a pessoa a ter sorte. Entre os objetos estava o trevo de quatro folhas, o olho grego, a figa, as pimentas e o pé de coelho, e graças a todos esses objetos de superstição, o motorista conseguia estacionar o carro de uma forma correta.

Comercial do Gol com Gato preto foi retirado do ar.

A polêmica do comercial acontece logo a seguir, quando um gato preto aparece no para – brisas do veículo com a seguinte mensagem: “Não dá pra ter sorte o tempo todo”. Logo em seguida o motorista liga os limpadores e o esguicho de água para espantar o gato.
Segundo alguns espectadores, que enviarão reclamações para a Volkswagen e para os órgãos competentes, a atuação do gato preto na propaganda, mesmo como um objeto de superstição, poderia ser visto por alguns como incitação a maus tratos aos gatos de pelugem negra.

Gato Preto e o GolEm sua pagina oficial, no Facebook, a montadora alemã anunciou que a peça publicitária foi retirada do ar no dia 06/01 em respeito e ao atendimento às manifestações feitas sobre o conteúdo que era exibido na propaganda.

Enquanto uns denunciaram, outros disseram que nada viram de mal no comerciar da montadora e que o que acontecia com o gato na propaganda não sugeria nenhum tipo de maus tratos aos animais. Mesmo sendo apoiada por parte dos espectadores, a Volkswagen usou o bom tom para retirar a propaganda do ar antes que gerasse ainda mais repercussão negativa.

A montadora retirou o comercial do ar de todos os meios de comunicação oficiais da empresa, incluindo a internet.

Kia e Salve Jorge

Ainda mais recente, foi a grande polêmica que foi levantada durante uma ação publicitária da Kia Motors durante a novela “Salve Jorge” da TV Globo.

Na ação publicitária, a personagem Rosângela que é vivida pela atriz Paloma Bernardi participa da gravação de um vídeo para a montadora sul – coreana. A personagem da atriz aparece em frente a um carro da marca trajando apenas roupas intimas e ao lado da sua cafetina que é interpretada por Vera Fisher.

Propaganda com modelo que foi traficada também gerou polêmica.

Logo que a propagando foi ao ar na novela, internautas começaram a repercutir a ação nas redes sociais, principalmente no Facebook e a indignação das pessoas foi porque a personagem trabalha na Turquia como uma garota de programa após ser traficada do Brasil com a promessa de uma vida melhor lá fora.

Chegando lá, ela e outras moças são obrigadas a se prostituírem e a associação entre a prostituição e a marca de veículos pegou mal e os internautas não deixaram por menos.

Ainda na cena, um homem chega para a personagem e pergunta o número de telefone dela, que é interrompida pela sua cafetina e não Propaganda da Kia na Novelatem a oportunidade de conversar com o homem. Muitos publicaram mensagem com teor um pouco pesado no twitter, contra a rede globo, uma delas dizia o seguinte: “Então quer dizer que, segundo a novela Salve Jorge, a Kia contrataria agencias de modelos traficadas?

Ótima propaganda!", enquanto outra mensagem publicada no microblog dizia: "Parabéns para a Rede Globo pela propaganda da Novela Salve Jorge. Comprando um veiculo da Kia Motors você contribui com a prostituição".

A propaganda ainda está no ar no site da novela dentro do site oficial da TV Globo e não se sabe se a Kia deu um puxão de orelhas na toda poderosa emissora, ou se a montadora foi consultada antes de a produção da novela gravar a cena e coloca – la no ar.

Outros comerciais polêmicos

Outro comercial que deu muito o que falar, e que não ficou muito tempo no ar foi o comercial veiculado ano passado no Brasil do Vectra GT, da montadora Chevrolet.

O motivo da polêmica é que dentre as várias cenas que apareciam no comercial, uma em que duas mulheres quase se beijavam chamava bastante a atenção. A cena repercutiu muito na internet e o vídeo foi assistido por milhares de internautas.

Em 2011 foi a vez da Nissan sofrer um processo movido pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária), onde os vendedores de uma revenda da marca apareciam como rappers americanos, cercados de belas mulheres utilizando pouca roupa e onde cantavam uma rapp dizendo o que poderiam comprar com o dinheiro gasto na compra do Ford Focus, principal concorrente do Nissan Tiida.

A comercial foi retirado do ar poucos dias depois de ser veiculado na televisão e em apenas cinco dias, o comercial já havia atingido a marca das 300 mil visualizações na internet.