Um relatório preliminar divulgado essa semana pela Comissão Europeia aponta para fortes indícios de cartel formado por algumas das maiores montadoras de carros do mundo, incluindo nomes como BMW, Daimler, dona da Mercedes-Benz, e Volkswagen. De acordo com as informações que constam no relatório, os acordos teriam sido feitos para evitar concorrência nas questões relacionadas as emissões de poluentes.

Comissão Europeia aponta possível cartel entre BMW, Daimler e Volkswagen

"Tememos que isso tenha acontecido neste caso e que Daimler, VW e BMW tenham violado as normas de concorrência na UE", afirmou em um comunicado a comissária europeia Margrethe Vestager, antes de destacar que as empresas "têm agora a oportunidade de responder" a Bruxelas.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela Comissão Europeia, as investigações que deram origem ao documento começaram em setembro do ano passado. Diversos indícios encontrados apontam que s três montadoras participaram em um "sistema de conluio" para "limitar o desenvolvimento e a implantação de tecnologias de redução de emissões para os veículos novos a diesel e gasolina", afirma a Comissão no comunicado.

As práticas que teriam sido encontradas durante o processo de investigação teriam acontecido entre os anos de 2006 e 2014. As diretrizes e as decisões teriam sido tomadas durante uma série de reuniões técnicas das empresas, que eram mencionadas como “Círculo dos Cinco”.

Comissão Europeia aponta possível cartel entre BMW, Daimler e Volkswagem

Uma das conclusões do documento é a de que as decisões tomadas pelas empresas acabaram impedindo que os consumidores tivessem a oportunidade de comprar veículos menos poluentes. Os sistemas que teriam sido afetados seriam os de redução catalítica seletiva (SCR) para motores a diesel e os filtros de partículas Otto (OPF) para carros a gasolina, afirma Bruxelas, que fez uma série de inspeções em 2017.

Agora, as investigações seguem. Caso as acusações dos documentos sejam confirmadas, as empresas serão punidas, e o preço poderá ser alto. Um caso semelhante de cartel confirmado no ano de 2016 entre empresas fabricantes de caminhões gerou multas que chegaram a 2,93 bilhões de euros.