A crise brasileira afetou diversos setores da economia, sendo que um dos que mais acabou sendo atingido foi justamente o de venda de carros novos. Além dos consumidores estarem mais receosos com relação a compra deste tipo de bem, um dos principais problemas é que as instituições financeiras também estão deixando de lado as facilidades que eram encontradas, em anos anteriores, para se obter financiamento.

Confira os carros seminovos mais vendidos no mercado

Mas os brasileiros precisam se locomover, e se um lado da balança perde, outro costuma ganhar. Neste caso, estamos falando do mercado de veículos seminovos, que está crescendo nos últimos anos e que se tornou um bom negócio tanto para as revendedoras quanto também para os consumidores.

De acordo com os levantamentos publicados recentemente pela Fenabrave, o número de carros novos vendidos no mercado brasileiro apresentaram uma queda de 45,3%, observado o período dos últimos três anos. E isso acabou afetando diretamente a indústria, com uma série de casos de demissão e de férias coletivas das grandes empresas que fabricam carros.

Em comparação, as vendas dos carros seminovos subiram cerca de 4% no mesmo período. Para se ter uma ideia melhor, comparando com números absolutos, foram vendidos 329.961 usados a mais e 1.337.964 novos a menos. Se for levado em consideração somente os números de 2016, a venda de mercados usados representou um total de 83,4%  do volume total de vendas no mercado automobilístico como um todo.

Não existem fórmulas mágicas e nem explicações mirabolantes que precisem ser dispensadas para explicar os motivos que levaram ao crescimento do mercado de venda de carros usados no Brasil. As pessoas estão apostando nas soluções mais baratas quando o assunto são os meios de transporte. Além disso, com o crescimento da demanda, os preços diminuíram e a quantidade de carros seminovos com quilometragem relativamente baixa aumentou bastante nos pátios das concessionárias.

Mais vendidos

Confira os carros seminovos mais vendidos no mercado

Dentre os carros usados mais vendidos no Brasil, o Gol segue reinando absoluto, com mais de 30 mil unidades vendidas a mais do que o segundo colocado, que é o Fiat Uno. Na tabela abaixo você confere os dez carros usados mais vendidos no Brasil:

Posção Marca/Modelo Unidades vendidas
VW / Gol 82117
Fiat / Uno 49766
Fiat / Palio 48948
Chevrolet / Celta 30200
Chevrolet / Corsa 24890
Fiat / Strada 22323
Ford / Fiesta 22056
VW / Fox 21557
Fiat / Siena 21136
10º Chevrolet / Classic 18462