Os carros voadores estão cada vez mais próximos de saírem da ficção e se tornarem realidade. Diversos modelos podem ser lançados nos próximos anos. Muitas empresas atualmente estão investindo em pesquisa e desenvolvimento para viabilizar soluções de transporte individual ou para poucos passageiros e que consiga voar ao invés de apenas andar pelas estradas e rodovias.

Confira alguns dos projetos que podem chegar na vida real na próxima década:

UberAIR

Confira carros voadores que poderão chegar nos próximos 10 anos

Uma das empresas que mais tem investido neste tipo de projeto é a Uber, que deseja diversificar as possibilidades de transporte no mundo. Eles estão criando um modelo de carro voador para que as pessoas possam solicitar pelos aplicativos. O modelo que está sendo desenvolvido pode chegar até 320 km/h e poderá fazer pousos e decolagens verticais. Os primeiros testes estão previstos para 2020, e o início das operações, para 2023. Três cidades serão testadas em um primeiro momento: Dallas e Los Angeles, nos Estados Unidos, já estão definidas.

Rolls-Royce

A montadora anunciou recentemente que está trabalhando em projetos para criação de um serviço de táxis voadores. O veículo servirá tanto para driblar os grandes congestionamentos das cidades quanto para operações militares, de resgate e até como aeronave particular. A produção da máquina pode começar em 2020.

Audi e Airbus

Confira carros voadores que poderão chegar nos próximos 10 anos

O grupo Volkswagen, que é o dono da marca Audi, também está trabalhando no desenvolvimento de um modelo de carro voador. Para isso, foi buscar parceria com uma das maiores fornecedoras de tecnologia aérea do mundo, a Airbus. O projeto apresentado neste ano é um conceito de cabine de passageiros acoplável a um drone, mas que também pode ser acoplado a um chassi de carro.

BlackFly

O projeto da startup Opener acabou se tornando conhecido ao redor do mundo depois que recebeu investimento de Larry Page, um dos criadores da Google. O modelo promete decolagem vertical, autonomia de 40 km e velocidade aproximada de 100 km/h. O projeto já foi foi submetido a mais de 1.400 voos no Canadá, com uma distância total percorrida equivalente a 25 voltas ao redor da Terra.