A Lamborghini apresentou nesta semana o que foi chamado por ela mesmo de “primeiro carro para criação de um modelo superesportivo elétrico”. O carro foi mostrado como um conceito e uma das suas particularidades foi o fato de que ele acabou sendo desenvolvido em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das instituições mais renomadas do planeta.

Conheça o projeto do primeiro hipercarro elétrico da Lamborghini

O carro conceito foi batizado como Terzo Millenio. De acordo com as informações técnicas que foram liberadas pela empresa, o modelo não terá apenas um motor elétrico, e sim um motor elétrico em cada uma das rodas. Dessa forma, o modelo vai conseguir ter tração integral o tempo inteiro.

Por enquanto a montadora ainda não revelou maiores informações sobre a potência e nem a aceleração do carro, mas acabou deixando bem claro que uma das principais premissas para o desenvolvimento do veículo será conseguir manter a emoção de guiar um carro da marca Lamborghini.

Conheça o projeto do primeiro hipercarro elétrico da Lamborghini

A principal participação do MIT no desenvolvimento do conceito foi na criação de materiais leves que serão fundamentais para que o modelo realmente consiga aproveitar toda a potência dos motores e se tornar um carro rápido. Grande parte do carro será feito se utilizando de fibra de carbono.

Conheça o projeto do primeiro hipercarro elétrico da Lamborghini

Além disso, o MIT também ajudou no desenvolvimento de um sistema de armazenamento de energia, que conta com supercapacitores no lugar das baterias atuais. Mas tanto a montadora quanto o MIT ainda precisa enfrentar uma série de desafios para que o modelo se torne viável, como a criação de um sistema que consiga fazer com que a energia dure durante todo o ciclo de vida do carro. Também será necessário um outro sistema para recuperar energia.

Conheça o projeto do primeiro hipercarro elétrico da Lamborghini

Uma outra novidade do modelo deverá ser um sistema que vai permitir com que o carro consiga se recuperar de pequenas fissuras e estragos, o que está sendo chamado de tecnologia de “autocura”.

A montadora não divulgou qualquer informação ou previsão de fabricação comercial do carro.