A Líder-DPVAT, consórcio responsável por administrar os fundos e também os pagamentos de prêmios e sinistros relacionados aos acidentes de transito no Brasil, divulgou uma série de informações e dados relacionados aos montantes pagos ao longo do ano de 2016. De acordo com as informações que foram confirmadas, o número de indenizações pagas caiu 33.4% quando comparado ao ano anterior.

Consórcio registra queda nas indenizações pagas pelo DPVAT em 2016

Essa redução na quantidade de pagamentos está sendo registrado pelo segundo ano consecutivo, uma vez que no ano de 2016, em comparação com os pagamentos feitos ao longo de 2015, também foi registrada uma redução de 15% no total de resgates feitos pelas vítimas do transito brasileiro.

Ao longo do ano de 2016, todas as seguradoras responsáveis pelas apólices de seguro do DPVAT registraram 343 mil indenizações efetivadas. Ao todo, essas indenizações somaram um total de R$ 1,7 bilhão em reembolsos de despesas hospitalares ou pagamentos relacionados as indenizações por morte de vítimas ou invalidez permanente.

A redução na quantidade de indenizações está diretamente ligada, de acordo com os dados que constam no relatório da Líder-DPVAT, a uma série de ações que estão sendo feitas para combater as fraudes que estavam sendo detectadas com uma certa frequência. Além disso, estão sendo feitas uma série de ações preventivas em relação aos acidentes de transito e que estão tendo um resultado satisfatório. Em relação as fraudes, foram identificadas 9.493 tentativas que acabaram sendo barradas, e evitou a perda de R$ 120,2 milhões.

Motos continuam liderando

Consórcio registra queda nas indenizações pagas pelo DPVAT em 2016

As motos seguem consolidadas como líderes nas motivações para busca do seguro DPVAT. Os dados do levantamento revelam que 76% do total de todos os resgates são feitos por vítimas de acidentes de motocicletas. O número é considerado alarmante para as autoridades, uma vez que as motos correspondem por um total de 27% da frota de veículos automotores em circulação.

Mas mesmo entre os pedidos feitos em virtude dos acidentes de moto reduziram em comparação do ano anterior para este. A quantidade de indenizações de motos passou de 497.009, em 2015, para 330.130, no ano passado, o que corresponde a uma queda de 33,6%.

Em relação as regiões que mais solicitam o seguro DPVAT, o Nordeste e o Sudeste aparecem empatados com 29% cada. Já o Norte aparece como a região que menos solicita o seguro, totalizando 9%.