O ano de 2020 será marcado por uma série de mudanças nas exigências de determinados itens e recursos de segurança nos carros vendidos por aqui. Mesmo sem grandes alardes, alguns destes recursos já passarão a se tornar obrigatórios a partir dos próximos meses, mesmo que ainda não atinja toda a frota.

Controle de estabilidade se torna obrigatório em alguns carros

A lei que estabelece essas mudanças será dividida em duas etapas para que possa ser cumprida. Na 1ª delas, as mudanças serão validas apenas para os carros que serão lançados a partir do ano de 2020. Somente depois deste ano passa a valer para todos os carros vendidos por aqui.

Um dos recursos que deverão ser instalados em todos os carros vendidos por aqui é o ESP, conhecido também como o controle de estabilidade. Este recurso também acaba recebendo alguns nomes diferentes dependendo da montadora, tais como ESC, VSA, AFU e VSC, dentre outros.

Este é um recurso que ajuda bastante os motoristas para que eles não percam o controle do carro após um desvio de trajetória ou quando ele passa por um terreno que seja mais escorregadio. O sistema funciona com um controle que aciona os freios nas rodas de forma independente, de acordo com a situação. Dessa forma o veículo consegue recuperar a estabilidade.

Controle de estabilidade se torna obrigatório em alguns carros

Outras mudanças atingem diretamente o sistema de ancoragem de cadeirinhas Isofix, que devem passar a ser oferecidos em pelo menos um dos assentos do veículo. Já a mudança nos cintos de segurança atinge o passageiro do meio, que quase sempre fica apenas com o cinto horizontal de dois pontos. Agora, todos os modelos a partir deste ano devem oferecer cinto de três pontas e encosto para cabeça para todos os passageiros.

As fabricantes ainda podem vender os carros que foram fabricados antes de janeiro de 2020 sem os itens e que já estão no estoque. A partir de então, as montadoras precisam se adaptar para se adequar às novas exigências feitas pela lei.