A Toyota confirmou nessa quarta-feira que o próximo Corolla deve entrar para a historia como sendo o primeiro carro do mundo a ter um motor hibrido flex, que vai combinar um propulsor elétrico combinado com outro motor movido a combustão que poderá utilizar tanto com etanol quanto também com gasolina.

Corolla será 1º carro do mundo com motor híbrido flex

Atualmente existem carros que combinam os motores elétricos e movidos a combustão, mas somente com gasolina. Este é o caso do Prius, modelo que também pertence a montadora japonesa e que pode ser comprado no Brasil.

De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, a motorização inédita poderá ser encontrada em uma nova versão do sedan, que deve chegar nas lojas apenas em outubro. Ainda não existem informações sobre os possíveis preços que serão cobrados por estes modelos.

Mas a Toyota está apostando bastante neste novo modelo, afirmando que o Corolla híbrido deve ser "o automóvel movido a etanol mais eficiente do Brasil e o híbrido mais limpo do mundo”. Mas ainda não foram confirmadas nenhuma informação relacionada ao desempenho e dados de consumo do motor.

Corolla será 1º carro do mundo com motor híbrido flex

Os testes para o lançamento deste protótipo estão sendo feitos desde o ano de 2015. A Toyota confirmou que o projeto contou a participação direta tanto de equipes de engenharia do Japão quanto também do Brasil. Essa tecnologia foi desenvolvida por brasileiros e para brasileiros", disse Rafael Chang, presidente da Toyota no Brasil durante o anúncio do carro.

No ano passado o Corolla ganhou a sua 8ª geração, que foi apresentada em novembro, na China. As versões vendidas na Europa e nos Estados Unidos apresentam diferenças significativas em relação ao seu design, e ainda não se sabe qual linha deve ser seguida por aqui quando essa versão do carro chegar por aqui.

Na época, antes da confirmação para o mercado brasileiro, a versão híbrida foi anunciada para 90 países com motor 1.8 de 122 cavalos. Também na ocasião foram divulgadas as versões com motor 1.6 de 132 cv, com opções de câmbio manual ou CVT, e outras com motor 2.0.