Segurança é realmente algo que buscamos diariamente, ainda mais, quando o assunto é carro. Mas não se trata apenas de se sentir seguro dentro do veículo, com o conforto necessário ao motorista e sua família, mas sim, da dificuldade que o veículo disponibiliza caso seja violado ou roubado. Afinal, ninguém quer deixar o carro estacionado em um lugar e, quando voltar ter uma surpresa desagradável.

Como essa é uma das preocupações do consumidor no momento da compra, logo as concessionárias também precisam se atentar ao item da segurança.  E para quem está pensando em comprar um modelo seguro, já temos duas opções de sedãs médios considerados os mais seguros do país, de acordo com o Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil).

Carros menos vulneráveis a furtos

Cruze e Sentra são os mais seguros contra furtos

Segundo um estudo realizado neste mês pela entidade que classifica os carros mais seguros vendidos no Brasil, foi apontado que os veículos Chevrolet Cruze LTZ e Nissan Sentra estão no topo da lista em relação ao assunto, sendo classificados como os carros menos vulneráveis a furto.

A certificação teve como base o chamado Índice de Furto, que leva em consideração a qualidade e principalmente, a disponibilidade dos dispositivos de segurança existentes como itens de série, instalados nos veículos. Nesta lista de dispositivos avaliados estão as chaves codificadas, os imobilizadores, a localização da bateria (para evitar que o alarme seja desabilitado), a trava de coluna de direção, o alarme e ainda, os vidros laterais laminados.

Ambos os modelos receberam 4,5 pontos na avaliação, que tem como classificação máxima a nota 5. De todos os modelos inspecionados pelo órgão, nenhum conseguiu garantir a nota máxima. De acordo com o parecer do CESVI, a falta dos vidros laterais laminados – que é composto por um material que aumenta em até oito vezes o tempo que um criminoso leva para ter acesso ao interior do veículo, se comparado ao vidro temperado mais comum nos veículos– comprometeu a nota dos modelos.

Cruze e Sentra são os mais seguros contra furtos

Os dados do CESVI, além de mostrarem aos consumidores e concessionárias a classificação de segurança do veículo, eles também são usados pelas seguradoras para definirem o valor dos seguros.

Portanto, na hora de comprar um carro é preciso ver muito além se o motor está em ordem ou se a pintura está impecável. É preciso também verificar, quais são os modelos considerados menos suscetíveis à violação e consequentemente, menos atrativos aos ladrões de plantão.