A Dacia anunciou esta semana o lançamento para o mercado europeu do seu novo modelo de carro chamado Spring. De acordo com as informações que foram divulgadas pela montadora, trata-se basicamente do mesmo modelo do Kwid, mas focado no velho continente e em versão elétrica.

Dacia anuncia Spring com motor elétrico de 44 cv

Vale lembrar que, na Europa, a Dacia se tornou o selo da Renault para os seus carros qu9e são considerados como de baixo custo. O modelo deriva basicamente do City K-ZE chinês, do qual basicamente acaba herdando o motor elétrico de 44 cv (33 kw) com torque de 12,7 m.kgf e a bateria de íons de lítio de 26,8 kWh.

Alguns dados divulgados pelo modelo mostram que o Dacia Spring possui uma autonomia de 225 km pelo padrão WLTP, sendo ampliada a 295 km em uso apenas urbano pelo mesmo método de medição. Nas rodovias, a velocidade máxima do carro deve ficar em 125 km/h, e utilizando o programa Eco a potência do motor fica limitada a 31 cv e sua velocidade máxima passa para 100 km/h.

Dacia anuncia Spring com motor elétrico de 44 cv

Para que o modelo tenha a sua bateria completamente recarregada ele precisa ficar na bateria por 14 horas em tomada doméstica de 220V, mas pode ser feita em 5 horas em carregador de 7,4 kW. Já em um terminal de 30 kW o modelo pode ter a sua bateria recarregada até os 80% em apenas uma hora.

O interior do modelo é bem simples, uma vez que o foco realmente é ser um carro de baixo custo. Mas todos os instrumentos internos são digitais. A alavanca de transmissão acabou saindo de cena para dar espaço a um simples seletor.