A Dacia está lançando na Europa a linha 2026 do elétrico urbano Spring, carro equivalente ao Kwid E-Tech vendido aqui no Brasil. E algumas das novidades que foram anunciadas para esse carro devem aparecer por aqui também, incluindo a adoção inédita da bateria com química LFP (lítio-ferro-fosfato), aumentando o desempenho geral do modelo.

Dacia Spring ganha atualização no mercado europeu e fica mais potente

Os modelos comercializados nos países europeus são produzidos na China e utilizam a plataforma CMF-A, originalmente concebida para carros a combustão. Até então, o conjunto de seis módulos da bateria ficava sob o banco traseiro. Agora, a nova estrutura permite a instalação da bateria em formato de prancha sob o assoalho. Com isso, o carro ganha em termos de distribuição de peso.

A nova bateria possui uma capacidade menor (agora de 24,3 kWh, contra 26,8 kWh anteriormente), mas a autonomia segue a mesma (225 km no ciclo WLTP). Mas o carro agora possui um consumo reduzido, mesmo com motores mais potentes, de 52 kW (71 cv) e 75 kW (102 cv).

Dacia Spring ganha atualização no mercado europeu e fica mais potente

De acordo com os dados oficiais que foram divulgados pela montadora, o consumo médio caiu para 12,4 kWh/100 km, ante 13,2 kWh na versão anterior, garantindo autonomia equivalente. Os novos motores melhoram o tempo de retomada de 80 a 120 km/h, caindo de 26,2 s para 10,3 s na versão básica, e de 14 s para 6,9 s nas variantes mais potentes. O tempo oficial de 0 a 100 km/h ainda não foi divulgado.

Na Europa, o carro está sendo oferecido em 3 versões. No pacote básico, o carro conta com painel digital de 7”, direção elétrica com regulagem de altura, piloto automático, sensor de ré, travas e vidros elétricos dianteiros. Já nas versões mais caras o carro chega com rodas de 15” e ar-condicionado manual, enquanto a Extreme traz tela multimídia de 10,1”, vidros traseiros elétricos, retrovisores ajustáveis eletricamente, duas portas USB e conectividade Apple CarPlay e Android Auto.