Parece que a Dacia não pretende aumentar a sua linha de modelos disponíveis nos próximos anos. A informação acabou vinda da divisão romena da empresa, pelas palavras do chefe da Dacia, Jean-Christophe Kugler. Recentemente o empresário concedeu uma entrevista afirmando que não existe pressão dentro da Aliança Renault-Nissan para o lançamento de novos modelos.

Dacia deve suspender lançamento de novos modelos

Atualmente a linha da Dacia é composta por Duster, Logan (perua e sedã), Sandero e a minivan Lodgy. Mesmo parecendo uma informação pouco relevante no cenário automobilístico como um todo, essa é uma decisão que deve causar impacto em diversos mercados, incluindo o Brasil. Praticamente todos os modelos lançados pela Dacia ganharam versões nacionais. Apenas a perua Logan e a minivan Lodgy não começaram a ser fabricadas por aqui.

O histórico da empresa mostra que Duster Oroch e Sandero R.S. 2.0 foram desenvolvidos aqui (só que baseados nos romenos). Os outros carros, como Kwid, o Captur e o Fluence contam com projetos vindos de outros países, mas acabaram sendo lançados por aqui também.

Dacia deve suspender lançamento de novos modelos

De acordo com Jean-Christophe Kugler, agora a Dacia deve seguir uma estratégia para conseguir se consolidar nos 44 mercados regionais em que já atua. “Temos quebrado nossos recordes em vários anos, apesar de não sermos conhecidos o suficiente – Eu acho que isso nos mostra onde devemos focar. Nós temos mais oportunidades com a linha de veículos que já temos.”

A declaração pode acabar se tornando um verdadeiro banho de água fria, uma vez que existiam diversas especulações sobre novos modelos que seriam lançados pela Dacia. O Kwid, por exemplo, ganharia uma versão adaptada, focada em atender as demandas do mercado europeu e também de parte da Ásia.

Também existiam notícias de que a empresa estaria pensando em criar uma versão diferente do Duster e que teria sete lugares. Projetos nacionais ainda seguem incertos. A Dacia já havia confirmado que Koleos, um SUV médio, estaria sendo projeto. O carro seria até mesmo apresentado na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, o que acabou não acontecendo.