O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) comunicou oficialmente a suspensão que regulamentava uma forma diferente de pagamento das multas de trânsito, que permitia que os motoristas realizassem o acerto de contas com um cartão de crédito. A decisão acabou sendo publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, dia 21 de maio.

Denatran anuncia suspensão de regulamentação para parcelamento de multas no cartão

O órgão não deu maiores explicações sobre o impacto que a suspensão da regulamentação teria. Os procedimentos que deveriam ser tomados pelos Departamentos de Trânsitos regionais já tinham sido publicados no mês de março deste ano.

Vale lembrar que o texto que havia publicado pelo Departamento tornava oficial essa possibilidade, mas deixava claro que este não seria um serviço obrigatório. Cada órgão de trânsito deveria habilitar, por conta própria, as operadoras de cartão de crédito para que o pagamento parcelado fosse oferecido.

Denatran anuncia suspensão de regulamentação para parcelamento de multas no cartão

Na ocasião da regulamentação original, o Denatran informou que o parcelamento envolveria apenas a operadora do cartão e o proprietário. Os órgãos de trânsito continuariam recebendo o valor à vista e a regularização do veículo seria imediata. A cobrança de juros seria definida pela entidade financeira do cartão.

O motorista teria a possibilidade de fazer o pagamento nas sedes dos Detran’s. Todo o parcelamento teria juros, que seria de acordo com a quantidade de vezes que as pessoas escolhessem para realizar o pagamento. A partir do momento que a operadora do cartão aprovasse a operação, os motoristas receberiam os comprovantes e os débitos estariam quitados junto ao Detran.