O Detran de São Paulo vai ajudar a montadora Honda no processo de notificação dos clientes que ainda não se apresentaram para os últimos recalls. De acordo com as informações que foram confirmadas pelo órgão responsável pela fiscalização do transito de SP, as notificações serão enviadas tanto pelo aplicativo oficial do Detran quanto também por cartas enviadas pela montadora.

Detran SP vai notificar donos de veículos Honda que ainda não responderam aos recalls

O convênio com o órgão estadual foi firmado no Centro Educacional de Trânsito Honda, em Indaiatuba (SP), para facilitar a localização e convocação dos proprietários dos veículos, motos e carros, que apresentam problemas. A empresa teve que convocar mais de 1,3 milhão de carros somente no Brasil, em virtude de uma série de problemas.

Mas a principal preocupação da Honda são os clientes que estão circulando pelas ruas com airbags da Takata que foram comprovadamente atestados como inseguros e que já causaram mortes em diversos locais do mundo, no caso que ficou conhecido como airbags mortais. A Honda chegou a fazer chamadas extras na TV na tentativa de efetivamente localizar estes consumidores que ainda não se apresentaram.

Detran SP vai notificar donos de veículos Honda que ainda não responderam aos recalls

 A empresa pretende aproveitar a iniciativa e chamar todos aqueles clientes que deveriam ter se apresentado em recalls feitos desde o ano de 2017. Estudos feitos pela empresa dão conta de que existem cerca de 600 mil automóveis e motocicletas que deveriam ter passado pelos serviços especializados da empresa somente no estado de SP.

O grande desafio é conseguir alcançar o segundo, o terceiro, o quarto proprietário dos veículos, porque essas campanhas abrangem mais de dez anos de veículos em uso. Num total desde 1997 temos cerca de 2,8 milhões de veículos afetados [no Brasil], entre automóveis e motocicletas, dos quais cerca de 50% desses consumidores já executaram", afirma Marcelo Camargo Langrafe, diretor de pós-venda da Honda.

Essa é a primeira vez que uma montadora faz parceria com algum Detran para este tipo de finalidade. A Honda afirmou que vai buscar o convênio com outros Detrans do Brasil com o mesmo objetivo.