Depois de anunciar uma nova mudança na data limite final para a implementação das placas do Mercosul em todo território nacional, uma outra medida relacionada ao controle dos veículos também teve sua data alterada. Trata-se do CRLVe, que é a mesma versão do documento de licenciamento do veiculo, mas na sua versão digital.

Documento digital para veículos é adiado para junho de 2019

De acordo com a previsão anterior, os estados e o Distrito Federal tinham prazo de até o dia 31 de dezembro de 2018 para implementar o sistema que permitiria que os motoristas tivessem acesso a essa versão do documento. Agora, o novo prazo é dia 30 de junho de 2019.

A ideia é que o documento digital siga os mesmos passos que a Carteira de Motorista Digital. Os motoristas não terão a obrigação de emitir e nem de portar a versão digital, sendo que essa poderá ser uma escolha de cada um. Enquanto estiver dirigindo, os motoristas poderão apresentar somente a versão digital do documento, sendo que ela deve ter o mesmo valor legal do que a cópia impressa.

O documento estará disponível no aplicativo "Carteira Digital de Trânsito”, que também abriga a CNH digital. Por enquanto, apenas Ceará, DF, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia e Sergipe estão emitindo o documento digital para veículos.

Documento digital para veículos é adiado para junho de 2019

De acordo com as informações que foram divulgadas, o documento digital será emitido depois que o motorista quita todos os débitos do carro, relativo a tributos, encargos e multas de transito, da mesma forma como acontece com a versão impressa do mesmo. Além disso, o motorista também precisa realizar o pagamento do DPVAT para que o documento possa ser acessado.

Cada detran estadual terá o poder de decidir se vai colocar alguma taxa adicional para emissão desta versão digital do documento ou não. Assim como a CNH digital, o CRLVe contém todas as informações do documento impresso e um "QR code" para leitura rápida e informatizada. Ele também permite exportação em arquivo PDF, com assinatura digital — que tem validade de documento autenticado.