O Ministério da Infraestrutura confirmou neste começo de mês que a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) já está disponível em todo o Brasil. Isso foi possível a partir da adesão de todos os Detrans, sendo que o último estado que entrou para o sistema foi o Pará.
Com isso, a partir de agora todos os estados e o Distrito Federal passam a emitir o documento apenas em seu formato digital. O processo de implementação deste novo modelo começou no final do ano de 2018 e foi concluído apenas agora.
Com o sistema, os condutores e pessoas que possuem veículos em seu nome podem emitir o documento em um processo que acontece completamente online, sendo desnecessário ir ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
A partir da versão digital do documento, as pessoas poderão imprimir o CRLV a partir de qualquer impressora, inclusive as caseiras. O que vai garantir a autenticidade do documento será um QR code que vai passar a fazer parte de todo o CRLV.
O documento digital também passa a ser aceito em todos os lugares. Basta que a pessoa tenha ele no seu celular no momento de alguma abordagem. Mas no caso das pessoas que desejam sair do Brasil com o carro, ainda será exigido a apresentação e o porte do documento impresso.
O documento poderá ser acessado através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT). Ele será disponibilizado para os motoristas sempre depois da quitação do IPVA e do Licenciamento. Além de acessá-lo pelo aplicativo, o documento está disponível no Portal de Serviços do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e nos sites dos Detrans — de onde o usuário pode imprimir uma cópia física.
Lembrando que o aplicativo gera uma cópia digital do documento em PDF, o que permite que as pessoas consigam acessar o mesmo inclusive quando não tiver internet no seu celular.