A Ducati anunciou uma série de novidades no segmento de motos elétricas. De acordo com as informações que foram confirmadas pela companhia, a empresa vai se tornar a fornecedora oficial da série MotoE World Cup, fabricando as motos que serão utilizadas na competição pela Enel X. O acordo terá validade durante as temporadas entre 2023 e 2026.

Ducati anuncia primeira moto elétrica para 2023

A marca, que pertence à Lamborghini e ao grupo Volkswagen, vai dar importantes passos para conseguir criar veículos que serão considerados de emissão zero, seguindo basicamente o que já foi feito com os carros esportivos desde o ano passado. As corridas de motos serão utilizadas como base para o desenvolvimento de novas tecnologias.

Claudio Domenicali, CEO da Ducati, disse estar muito feliz por esse novo desafio. "A eletricidade representa a tecnologia do futuro e queremos estar prontos – disse Domenicali – Fazendo isso em conformidade com nossa filosofia, visando a criação de veículos rápidos e leves. Sempre experimentamos soluções tecnológicas no automobilismo e depois as transferimos para modelos de rua emocionantes: tenho certeza de que o mesmo acontecerá neste caso".

Ducati anuncia primeira moto elétrica para 2023

Algumas características do processo de fabricação das motos acabaram tendo um peso maior para a criação de motos elétricas, como a variável peso. A massa do corpo da moto e as dimensões das baterias acabaram se tornando alguns dos grandes deságios para que seja possível criar motos elétricas que realmente tenham uma potência de modelo esportivo.

Além disso, a Ducatti também terá que correr atrás do prejuízo, uma vez que nos últimos anos surgiram empresas completamente focadas na criação de motos que tenham este preparo mais direcionado para o futuro limpo, com menos emissões de poluentes. É o caso da Energica, empresa que atualmente é a fornecedora do MotoE e que já conta com uma gama completa de veículso desta natureza.