A Renault divulgou nesta semana uma novidade para o mercado europeu: uma nova versão do Duster que terá um motor inédito chamado TCe 1.0 de três cilindros. De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o carro será vendido dentro da família da segunda geração do carro, que por lá é vendido como Dacia.

Duster terá versão com novo motor 1.0 turbo de três cilindros

O novo modelo terá como principal finalidade substituir o antigo 1.6 SCe, de 118 cv, o mesmo que ainda sobrevive no mercado brasileiro. E, por aqui, não existem planos de que este novo carro seja, de fato, lançado, uma vez que foram anunciadas apenas pequenas alterações visuais de “meia-vida” para o Duster.

A marca afirma que este novo motor será mais eficiente e ecológico do que aquele que está atualmente presente no carro que deixará de ser vendido. O modelo vai oferecer 99 cv de potência e 16 kgfm de torque, juntamente com um câmbio manual. O pico de torque será entregue em rotações mais baixas (2.750 rpm, em comparação com os 4.000 rpm do antigo SCe), fazendo com que o modelo europeu fique mais ágil na cidade.

Duster terá versão com novo motor 1.0 turbo de três cilindros

Sobre a situação do lançamento dos novos motores no mercado brasileiro, a Duster ainda não confirma nada sobre o assunto. Os novos propulsores 1.0 e 1.6 da família SCe ainda são recentes por aqui. Como a marca anunciou um investimento pesado na abertura de um novo complexo de injeção de alumínio para produção de bloco e cabeçote (até então importados), pode ser um indicio de que dificilmente teremos o novo motor TCe no país em um futuro próximo.

Mas isso não significa que a montadora esqueceu o Brasil. Algumas movimentações feitas pela Renault apontam que, possivelmente, teremos uma nova família de motores no Brasil que deve ser lançada até o ano de 2021. Eles devem chegar juntamente com o lançamento da nova geração do Captur.