A Tesla tem feito diversas pesquisas tecnológicas que estão diretamente relacionadas com os veículos que se movimentam sozinhos pelas ruas das grandes cidades e também algumas que pretendem colocar os motoristas no ar para fugir dos congestionamentos. Mas recentemente Elon Musk revelou que a solução para os problemas de engarrafamento das grandes cidades pode acabar sendo uma rede de tuneis subterrâneos.

Elon Musk afirma que cidades deveriam investir em rede de túneis

O chefão da Tesla, considerado um dos maiores empreendedores da atualidade, revelou detalhes recentemente de planos que a companhia tem de construir uma série de redes de tuneis por baixo das ruas da cidade de Los Angeles. O objetivo principal do projeto será o de realmente reduzir a quantidade de carros que andam pelas mesmas vias e que tornam a movimentação lenta.

O projeto seria realizado em parceria com a The Boring Company. A ideia seria criar vias subterrâneas que permitem com que os carros elétricos se movimentassem a uma velocidade maior do que eles poderiam ter nas ruas convencionais. As projeções da empresa revelam que os carros poderiam chegar a 200 km/h quando se movimentarem por de baixo das pistas.

Para entender melhor como o sistema poderia funcionar, a empresa divulgou uma simulação feita em computação gráfica e que foi apresentada durante a palestra de Musk. A ideia é se utilizar de uma série de elevadores que seriam espalhados por pontos da cidade que levariam os carros para baixo da terra e que posteriormente devolveriam os veículos para as ruas da superfície.

Destaque para o sistema de movimentação destas plataformas, que possuem basicamente o tamanho de uma vaga de estacionamento, que se utiliza de uma tecnologia de levitação magnética, que é a mesma presente nos trens balas e que conseguem fazer com que grandes veículos consigam se movimentar mais rápido sem que exista o contato entre os materiais envolvidos.

O vídeo também apresenta um espaço no subterrâneo que seria destinado aos ônibus para as pessoas, que poderiam viajar de pé e sentadas, em uma estrutura que lembraria a do metro, mas que poderia circular por uma estrutura menos custosa. É claro que o projeto prevê que as pessoas que se utilizem deste transporte por baixo da terra tenham que pagar um pedágio.