A Tesla tem feito diversas pesquisas tecnológicas que estão diretamente relacionadas com os veículos que se movimentam sozinhos pelas ruas das grandes cidades e também algumas que pretendem colocar os motoristas no ar para fugir dos congestionamentos. Mas recentemente Elon Musk revelou que a solução para os problemas de engarrafamento das grandes cidades pode acabar sendo uma rede de tuneis subterrâneos.

Elon Musk afirma que cidades deveriam investir em rede de túneis
Elon Musk afirma que cidades deveriam investir em rede de túneis / Créditos: Reprodução

O chefão da Tesla, considerado um dos maiores empreendedores da atualidade, revelou detalhes recentemente de planos que a companhia tem de construir uma série de redes de tuneis por baixo das ruas da cidade de Los Angeles. O objetivo principal do projeto será o de realmente reduzir a quantidade de carros que andam pelas mesmas vias e que tornam a movimentação lenta.

O projeto seria realizado em parceria com a The Boring Company. A ideia seria criar vias subterrâneas que permitem com que os carros elétricos se movimentassem a uma velocidade maior do que eles poderiam ter nas ruas convencionais. As projeções da empresa revelam que os carros poderiam chegar a 200 km/h quando se movimentarem por de baixo das pistas.

Para entender melhor como o sistema poderia funcionar, a empresa divulgou uma simulação feita em computação gráfica e que foi apresentada durante a palestra de Musk. A ideia é se utilizar de uma série de elevadores que seriam espalhados por pontos da cidade que levariam os carros para baixo da terra e que posteriormente devolveriam os veículos para as ruas da superfície.

Destaque para o sistema de movimentação destas plataformas, que possuem basicamente o tamanho de uma vaga de estacionamento, que se utiliza de uma tecnologia de levitação magnética, que é a mesma presente nos trens balas e que conseguem fazer com que grandes veículos consigam se movimentar mais rápido sem que exista o contato entre os materiais envolvidos.

O vídeo também apresenta um espaço no subterrâneo que seria destinado aos ônibus para as pessoas, que poderiam viajar de pé e sentadas, em uma estrutura que lembraria a do metro, mas que poderia circular por uma estrutura menos custosa. É claro que o projeto prevê que as pessoas que se utilizem deste transporte por baixo da terra tenham que pagar um pedágio.