A Embraer divulgou novos detalhes sobre o carro voador que está desenvolvendo em parceria com a Uber. De acordo com as palavras de Antonio Campello, presidente da Embraer  X, subsidiária da Embraer para negócios disruptivos, essa será uma aeronave “para as massas”. A divulgação foi feita na última quarta-feira pela companhia em Washington, nos EUA, durante evento do Uber sobre transporte aéreo.

Embraer apresenta carro voador em parceria com Uber
Embraer apresenta carro voador em parceria com Uber / Créditos: Reprodução

De acordo com as informações que foram divulgadas pelas duas empresas, ainda não existe um cronograma público para a apresentação do modelo pronto da aeronave. Ainda não é certeza que a Embraer vai participar dos primeiros testes que serão feitos com este tipo de aeronave pela Uber, marcados para o ano que vem.

Vale lembrar que a Uber está trabalhando com outras empresas além da Embraer para a criação das aeronaves, como a Boeing e a Bell. Todas as companhias estão trabalhando com a ideia de criar uma nova forma de transporte, chamada de Evtol (veículo elétrico para pouso e decolagem verticais). A previsão é que estes veículos sejam utilizados para uso comercial a partir de 2023.

Embraer apresenta carro voador em parceria com Uber
Embraer apresenta carro voador em parceria com Uber / Créditos: Reprodução

O modelo que está sendo criado pela Embraer é uma espécie de SUV voador, com a intenção de transmitir familiaridade e segurança. O veículo será elétrico e usará bateria recarregável, o custo de decolagem e aterrisagem deverá ser inferior ao de um helicóptero comum. A ideia é criar um veículo com peças fixas e design simples, o que deverá tornar a sua manutenção barata.

"Estamos fazendo essa aeronave para muitas pessoas. Não é uma aeronave VIP, é para as massas. Vamos transportar milhares de pessoas", disse Campello. O modelo também deve ser de fácil acesso e fazer o menor ruído possível, para que ele seja bem diferente de um helicóptero.