A brasileira Embraer X, organização que está diretamente ligada com a fabricante de aeronaves nacional, apresentou nesta semana no seu primeiro conceito de “carro voador”. Na verdade, o modelo é apresentado como um veículo elétrico de decolagem e pouso verticais. A apresentação oficial do projeto aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos.

Embraer apresenta conceito de carro voador

De acordo com as informações que foram divulgadas pela empresa, o projeto foi criado para a Uber, e está sendo desenvolvido desde abril do ano passado. O projeto está sendo chamado, por enquanto, pela sigla eVTOL.

Por enquanto o protótipo não saiu do chão, mas isso deve acontecer em breve, de acordo com a empresa. A ideia é que o veículo comece a ser testado a partir do ano de 2020. Se tudo der certo, o cronograma prevê que o modelo já entre em operação comercial a partir de 2023. Mas, por enquanto, ele ainda não começou a ser montado.

Embraer apresenta conceito de carro voador

No papel, o projeto apresentado pela Embraer terá uma média de autonomia de 100 km. O veículo poderá alcançar velocidades entre 200 e 250 km/h, e a altitude alcançada vai considerar uma faixa acima da altura de edifícios e abaixo das rotas operadas por aeronaves.

A Embraer afirmou também que a Uber solicitou que fosse desenvolvido um ecossistema para operação dos veículos com rotas e plataformas, que serão utilizados como pontos de embarque e desembarque dos passageiros. A ideia geral é de que o projeto resulte em algo que seja acessível e permita o acesso para um grande número de pessoas.