O Brasil também está entrando na corrida que as empresas de tecnologia estão travando para lançar inovações no segmento de automóveis. A Embraer fechou uma parceria com a Uber para o desenvolvimento de um sistema que deve viabilizar um protótipo de carro elétrico voador. O conglomerado brasileiro deve ser o responsável pelo desenvolvimento de sistema para tráfego destes veículos.

Embraer fecha parceria com Uber para conceito de carro voador

O modelo deverá oferecer a possibilidade de decolagem e aterrisagem vertical, o que acaba sendo basicamente uma condicional para que um determinado veículo realmente possa ser chamado de carro voador. Os primeiros testes devem acontecer a partir de 2020, e as demonstrações deverão acontecer em Dallas, nos Estados Unidos, e também em Dubai. Se tudo der certo nos primeiros testes, os consumidores poderão vir a começar utilizar este tipo de protótipo a partir do ano de 2023.

Essa parceria preliminar foi fechada neste mês de abril, mas os valores de contrato ainda estão sendo mantidos em sigilo pelas duas partes envolvidas. A Embraer também deve começar, a partir deste ano, a desenvolver os protótipos de carros voadores para que os sistemas possam ser testados de uma forma mais efetiva.

A operação do carro voador, de uma forma geral, deve também projetar um 'ecossistema' com plataformas de embarque e desembarque, criação de rotas, controle de tráfego aéreo e desenvolvimento de software.

Embraer fecha parceria com Uber para conceito de carro voador

“Entramos no projeto por compartilhar da mesma visão que a Uber na busca por uma solução de transporte principalmente para as grandes cidades. A demanda por esse modelo existe, o que falta é o produto", disse Antônio Campello, diretor de inovação corporativa da Embraer.

O projeto será desenvolvido no Centro de Inovação de Negócios da Embraer, que fica localizado na Flórida, nos Estados Unidos. As pesquisas desenvolvidas envolverão um trabalho multidisciplinar, com equipes de “Vale do Silício, na Califórnia, e de Boston, em Massachusetts”. Mas a Embraer também deve utilizar o conhecimento dos profissionais da engenharia aeronáutica do Brasil.

O Uber quer que criar um veículo que possa tornar mais rápida as viagens não apenas de pequena distância, mas também aquelas de média distância. Neste caso, uma viagem entre as cidades de Campinas e São Paulo, que normalmente leva duas horas de carro, deverá ser feita em apenas 18 minutos.