A Fenabrave divulgou nesta semana os números referentes aos emplacamentos de veículos ao longo do mês de abril. De acordo com as informações que foram divulgadas pela entidade que representa a classe, o número apresentou uma queda de 76% quando comparado com o mês de abril do ano passado.
Ao longo do mês passado, foram emplacados 55.732 automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões foram registrados, contra 231.922 unidades em abril de 2019.
Diversos podem ser os fatores apontados para a queda. Praticamente todos os postos dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) estão atendendo com restrições, sendo muitos fechados. Além disso, a grande maioria da rede concessionária está com suas lojas fechadas, tendendo vender de outras formas, como o atendimento à distância. Todas essas consequências da pandemia do novo coronavírus.
Muitos estados emplacam ainda os carros de março. O que temos visto é que as vendas estão sendo concretizadas, mas o fim do processo fica suspenso”, disse Jan Telecki, diretor adjunto de Marketing da Hyundai. Por outro lado, como se trata de um mês completamente atípico, as montadora afirmam que este não é o reflexo das vendas.
"Não temos visibilidade clara sobre qual é o mercado real. Os números refletem vários casos de locais que emplacaram carros do mês passado nesse mês, como em Belo Horizonte", afirmou Tania Silvestri, diretora da Jeep no Brasil.
Com base nas informações de emplacamentos divulgadas pela Fenabrave, confira os 10 carros mais vendidos de abril de 2020:
- Chevrolet Onix - 3.619
- Hyundai HB20 - 2.873
- Chevrolet Onix Plus - 2.223
- Ford Ka - 1.842
- Toyota Hilux - 1.762
- Fiat Toro - 1.713
- Volkswagen Gol - 1.648
- Fiat Strada - 1.630
- Renault Kwid - 1.622
- Chevrolet Tracker - 1.395