Uma das grandes apostas do mercado para o setor automobilístico em um curto espaço de tempo são os carros elétricos. Apesar deles ainda serem vistos como minoria e um investimento mais caro quando comparado com carros comuns, eles podem se tornar uma saída viável para a saúde do planeta.

[ímage]

Na semana passada uma empresa apresentou uma nova tecnologia que visa atender especificamente os motoristas que optarem por se utilizar dos carros elétricos. Trata-se de um sistema que permite a recarga dos carros quando eles ainda estão em movimento. O sistema funciona sem que as pessoas tenham que conectar qualquer tipo de cabo ou fio no veículo que precisa de uma carga extra de energia.

A empresa Qualcomm, responsável por criar este sistema, acredita que ele pode ajudar a tornar a opção pela compra de carros elétricos mais viável, uma vez que um dos grandes problemas destes veículos ainda é a falta de locais onde eles podem recarregar sua bateria. A tecnologia também poderá ser utilizada pelos veículos autônomos.

De acordo com as informações que foram confirmadas pela empresa, que se tornou conhecida no mundo da tecnologia por fabricar chips para smartpthones, o teste foi feito em um trecho de 100 metros que fica em uma pista em Versalhes, na França. Durante os testes, a empresa optou por usar dois veículos modelo Kangoo da Renault.

Enquanto o veículo está passando pelo trecho da pista, ele consegue captar uma determinada quantidade de carga elétrica. A quantidade, durante os testes, foi de 20 quilowatts enquanto o veículo está passando em uma velocidade máxima de 100 km/h. Toda a quantidade de energia que vai parar nas baterias do carro é transmitida pelo ar.

Empresa apresenta tecnologia de recarga de carros elétrico em movimento

Para que a energia seja enviada para o carro, existe uma tecnologia especial instalada na pista e também no assoalho dos veículos, que precisariam passar por uma adaptação para que a recarga efetivamente aconteça. A empresa afirma que a tecnologia criada suporta uma grande variedade de quantidade de energia para transferência, bem como pode ser utilizada por diferentes modelos de carros.

Com este teste, a Qualcomm quer se estabelecer no mercado como a principal fornecedora de tecnologias de recarga de bateria para os carros elétricos. A empresa recentemente adquiriu uma outra empresa que fabricava chips automotivos.