Que existem caminhões rápidos, isso ninguém pode negar. Mas seria possível criar um veículo de grande porte que fosse tão ou mais rápido que um carro esportivo. Pois uma preparadora sueca provou que isso é possível. A companhia, chamada Svempas, apresentou o seu mais novo projeto, chamado Chimera.

Empresa cria caminhão Scania mais rápido que carro esportivo

De acordo com os detalhes técnicos que foram revelados em relação a este projeto, o modelo foi criado com um motor V8 de 16,4 litros da Scania que acabou sendo modificado, com a instalação de algumas turbinas extras. Com isso, o motor acabou ganhando uma potência de 1.460 cavalos.

Mas o projeto envolveu outras etapas de preparação e modificação para que ele conseguisse se tornar realmente rápido. Nesta segunda fase, motor ultrapassou os 2.000 cv. O resultado é que o caminhão de quase 5 toneladas acelera de 0 a 100 km/h entre 4,6 e 5 segundos – tempo um pouco melhor do que o do carro esportivo alemão Mercedes-AMG C 43.

Empresa cria caminhão Scania mais rápido que carro esportivo

O caminhão também passou por algumas modificações físicas que permitem com que o Chimera consiga se tornar mais rápido, como o fato dele ter ficado mais baixo do que o seu modelo de origem. Os pneus também foram alterados, com o caminhão utilizando o slick. Motor e tubulação acabaram sendo expostas no caminhão, para deixar ele com um visual mais potente.

Conversível

Empresa cria caminhão Scania mais rápido que carro esportivo

A mesma empresa já havia superado alguns limites quando o assunto é caminhão ao lançar um outro projeto, apresentado há algum tempo atrás, e que era um caminhão conversível. O projeto foi chamado como Red Pearl, em alusão a cor que foi utilizada para o modelo.

O caminhão foi modificado a partir do T500. Para que ele permitisse com que as pessoas tivessem a experiência de conduzir um caminhão e manter os cabelos ao vento, ele teve o seu teto removido e o para-brisa cortado em 35 centímetros.

Uma outra alteração que foi feita no Red Pearl também foi feita na cabine, que teve o espaço entre os passageiros coberto por um material transparente, que permite ver o motor.