O caso que acabou chacoalhando o mercado automotivo no não passado segue dando o que falar e ainda tem levado uma grande quantidade de modelos para o recall. A empresa Takata, responsável pelos airbags utilizados em diversos modelos diferentes de carros e que apresentaram defeitos que já causaram 16 mortes, se declarou culpada em relação ao caso que foi apelidado pela imprensa de “Airbags Mortais”.
A declaração foi dada nesta última segunda-feira, dia 27, em uma acusação criminal sobre o caso. A empresa está negociando um acordo junto ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos e que deve chegar a US$ 1 bilhão em indenizações e multas. As indenizações devem ser dadas tanto as vítimas quanto aos fabricantes de carros.
Esse acordo é parte importante não apenas da estratégia de defesa da empresa, mas também parte da estratégia de recuperação da empresa de uma forma geral, uma vez que a partir deste acordo a companhia poderá consegui um investidor ou um comprador que possa financiar a recuperação de um modo geral.
Mas ainda existem diversos empecilhos que podem dificultar bastante a empresa de conseguir o seu acordo, uma vez que os advogados de algumas vítimas afirmam que este acordo pode vir a atrapalhar possíveis processos que estão sendo movidos contra os fabricantes de carros. Os advogados dos proprietários já estão processando empresas como Honda, a Nissan, a BMW, a Ford, a Mazda e outros fabricantes.
Uma das principais acusações que estão nos processos que estão sendo movidas contra as empresas é o fato de que possivelmente as montadoras já sabiam que os airbags tinham defeitos e continuaram comprando as peças para os seus veículos.
Sobre o caso
Ano passado relacionaram problemas nos airbags das marcas Takata a uma série de mortes que aconteceram durante acidentes. Os problemas estavam nos dispositivos de liberação do airbag, que estragava e causava a liberação de uma série de cacos e objetos metálicos. Até o momento, 16 pessoas morreram em função dos problemas com os airbags.
O problema já causou o recall de 31 milhões de carros ao redor do planeta. Somente no Brasil foram 1 milhão de carros sendo chamados para o recall.