Mais um estado norte-americano deverá, em breve, ter uma série de veículos autônomos circulando pelas suas ruas. De acordo com as informações que foram publicadas pela imprensa internacional neste começo de semana, o governo deverá autorizar um programa piloto que permita os testes de veículos sem que dispensam a ação direta dos motoristas.

Estado de Nova York terá teste com veículos autônomos

A ideia é preparar as grandes cidades para que elas recebam programas testes de empresas que estejam desenvolvendo a tecnologia que permita a criação de veículos autônomos. O projeto deverá durar um ano e será liberado para qualquer companhia que cumpra os requisitos para realizar os testes com segurança.

Com o estado de Nova York, já serão 13 estados e mais o distrito de Columbia que contam com leis que regulamentam os testes com este tipo de veículo. As regras devem seguir o que já foi colocado em outros lugares, com a necessidade da presença de um condutor no veículo para que ele assuma o carro, caso aconteça algum problema.

De acordo com o governador Andrew Cuomo, o projeto está sendo desenvolvido com calma para que sejam encontradas formas de incorporar a novidade no dia a dia das grandes cidades de uma forma equilibrada, sem que a segurança seja comprometida. O governador afirmou também que este tipo de investimento é importante especialmente devido ao potencial que a ideia dos veículos autônomos acaba tendo de reduzir os acidentes que podem acontecer nas pistas ao redor do planeta.

Estado de Nova York terá teste com veículos autônomos

O governo de Nova York já divulgou algumas das regras que deverão ser respeitadas pelas empresas que aderirem ao projeto piloto. Serão demarcadas diversas áreas das grandes cidades onde os testes efetivamente poderão ser feitos, sendo que as zonas consideradas escolares não estão incluídas no projeto. Também não poderão ser feitos testes em zonas de construção. Os veículos deverão seguir apenas rotas pré-definidas.

A cidade de NY está se preparando para receber estes veículos, sendo que a prefeitura local confirmou que estão sendo instalados diversos semáforos especiais. Estes equipamentos terão a capacidade de comunicar com os veículos não apenas com os autônomos mas também com outros carros que instalem este sistema.