A grande potência mundial está preocupada com os seus índices de poluição, principalmente dos seus carros. E tudo indica que a partir dos próximos anos, os Estados Unidos vão investir pesado em infraestrutura para aumentar a frota de carros elétricos na rua. De acordo com um estudo que foi divulgado no início desta semana, a utilização de carros verdes podem reduzir em 80% a taxa de emissão de poluentes. O impacto em nível global seria de 10% a menos em termos de contaminação na atmosfera mundial.

Estados Unidos que aumentar frota de carros verdes

O estudo que foi divulgado no início desta semana é do Conselho Nacional de Pesquisa dos EUA, e também pela Academia Nacional de Ciências. Outro dado interessante que constava no relatório do início desta semana mostra que os carros particulares e também os caminhões são responsáveis por cerca de 17% de todas as emissões de gases-estufa do país. Apesar do estudo apontar que colocar um veículo elétrico nas ruas é muito mais caro do que um carro movido a combustível, os benefícios são claros a médio e longo prazo.

Petróleo

O estudo ainda aponta outro impacto importante relacionado a utilização de carros elétricos ou que utilizem outras formas de propulsão. Com as mudanças na frota de carros, o consumo de petróleo poderá diminuir 80% no planeta até o ano de 2050. O estudo faz questão de mostrar que o petróleo, apesar de não parecer, é uma fonte de energia que pode se esgotar, e apostar nos carros elétricos ou que combinem algumas outras formas de geração de energia, como biocombustíveis, eletricidade e hidrogênio podem ajudar a preservar este bem que realmente é muito precioso para o planeta.

Outras opções

Os carros movidos com energia elétrica que são armazenados em baterias também não estão sendo consideradas as únicas formas de energia alternativa que poderão ser utilizadas nos próximos anos nos carros, como combustíveis de biomassa lignocelulósica, que pode ser feito a partir de resíduos de madeira, palha de trigo e milho. Estados Unidos quer ampliar frota de elétricos.

Este já está sendo considerado como um combustível que realmente tem um grande potencial para substituir a gasolina, e poderá ajudar na preservação do petróleo e também na tarefa de diminuir a quantidade de poluentes que estão sendo emitidos na atmosfera.

A pesquisa também fez um estudo e um levantamento sobre os carros elétricos que estão rodando atualmente e que realmente são os representantes dos chamados carros do futuro. O grande problema apontado no relatório é que o preço dos carros movidos a energia elétrica realmente continuarão altos, pelo menos na próxima década ainda. Mesmo que o combustível que é utilizado para movimentar estes veículos seja mais barato do que os combustíveis feitos do petróleo, o gasto necessário para fabricar estes propulsores ainda está muito acima dos valores dos outros motores encontrados no mercado.

O estudo também demonstra uma preocupação relacionada com a infraestrutura das grandes cidades. O documento lembra ainda que é muito importante que os governantes realmente tenham em mente que é necessário que se comece a investir, o quanto antes, na infraestrutura para que estes carros movido a eletricidade possam começar a rodar com mais facilidade.

Obama

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama também se manifestou hoje sobre o assunto, assim que teve conhecimento dos dados do relatório. O presidente disse que ainda este ano pretende apresentar ao Congresso uma proposta para que sejam direcionados recursos específicos para pesquisa relacionada as tecnologias sustentáveis que sejam aplicadas aos veículos.

Disse ainda que os recursos poderão ser retirados da fortuna gasta para operações petrolíferas federais.